“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16222

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação física
Setor Departamento de Educação Física
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES, CNPq, FAPEMIG, Outros
Primeiro autor Victor Reis Machado
Orientador ISRAEL TEOLDO DA COSTA
Título A capacidade de leitura de jogo em alunos de graduação do curso de educação física da Universidade Federal de Viçosa
Resumo A leitura de jogo (LJ) com base nos princípios táticos fundamentais (PTF) pode ser muito importante para o exercício profissional dos alunos que pretendem ingressar na área do futebol. Portanto, o objetivo do presente trabalho foi verificar a LJ de alunos de graduação do curso de Educação Física da UFV. A amostra foi composta de 55 alunos de graduação com idade média de 23,89 ± 3,91 anos, dos sexos masculino e feminino, e que estavam regularmente matriculados na disciplina “Futebol I” da graduação em Educação Física. Para a avaliação da TD foi utilizada a plataforma online TacticUP®. Os dados da plataforma foram extraídos e tabulados numa planilha ad hoc do software Microsoft Excel 2016. Posteriormente, os dados foram agrupados em quatro situações de acordo com a fase de jogo e a distância do centro de jogo: ofensivos dentro do centro de jogo (OCJ), ofensivos fora do centro de jogo (OFCJ), defensivos dentro do centro de jogo (DCJ) e defensivos fora do centro de jogo (DFCJ). Foi feita a estatística descritiva, o teste de normalidade Kolmogorov-Smirnov e o teste t-pareado para verificar as diferenças da TD nas quatros situações descritas. O nível de significância adotado foi de p>0,05. Todos os testes foram feitos utilizando o software IBM SPSS versão 25.0. As médias das quatro situações com seus respectivos desvios-padrão estão apresentadas a seguir: OCJ (75,28 ± 8,70), OFCJ (63,18 ± 10,69), DCJ (62,40 ± 11,63) e DFCJ (67,88 ± 12,23). O teste Kolmogorov-Smirnov verificou o cumprimento do pressuposto de normalidade. Os resultados do teste t-pareado apontaram uma diferença significativa entre as situações: OCJ x OFCJ, OCJ x DCJ, OCJ x DFCJ, OFCJ x DFCJ e DCJ x DFCJ. Com base nos resultados do presente estudo, é possível inferir que os alunos de graduação do curso de educação física possuem uma melhor LJ das situações OCJ. É necessário que estes alunos tenham uma melhor orientação, principalmente, em relação as situações mais afastadas do centro de jogo. Possibilitando a melhora da LJ, e consequentemente, impactando positivamente na prática laboral daqueles que trabalharem com o futebol.
Palavras-chave Tática, leitura de jogo, ensino de futebol.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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