“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16206

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia civil
Setor Departamento de Engenharia Civil
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Sarah Souza Silva
Orientador BEATRYZ CARDOSO MENDES
Outros membros Ariel Miranda de Souza, Gabriela Moreira Silva, Isabella Marcossi Biagioni Baeta Carreira, Letícia de Almeida Silva, Lindaura Miranda Vilela Goulart, Lourdes Caroline Ribeiro Sanches da Silva
Título Leitura de projetos
Resumo No setor da construção civil, é expressivo o número de trabalhadores com baixa escolaridade. Em uma matéria publicada em fevereiro de 2022 pelo jornal Estado de Minas, constatou-se que, em 2020, apenas 45% dos trabalhadores de Minas Gerais tinham o ensino médio completo. De um total de 298.910 trabalhadores,161.779 não terminaram o ensino médio. Apesar de muitos serem profissionais habilidosos, há a necessidade de um conhecimento mais técnico a respeito dos diversos projetos existentes no âmbito da construção civil. A falta de acesso a este tema pode levar a um má interpretação do projeto, ocasionando erros na execução da obra e, consequentemente, um aumento no custo final que poderia ser evitado. Além dos trabalhadores da área, também é muito importante que as demais pessoas envolvidas com obras compreendam o projeto para que sejam capazes de fazer um acompanhamento mais adequado e participativo com os profissionais contratados. Com esse intuito, o projeto de extensão Engenharia Pública (EP), da Universidade Federal de Viçosa, teve a iniciativa de realizar uma capacitação para a comunidade de Viçosa-MG, tendo em vista o ensino aos interessados sobre como ler corretamente projetos arquitetônicos e de outras especialidades da construção civil. A capacitação ocorreu no dia 14/05/2022, em formato presencial, com a disponibilização, aos participantes, de um material didático e apostilas elaboradas pelos membros do EP, abrangendo o conhecimento sobre: elementos de projeto, projeto arquitetônico, projeto estrutural, fundações, projeto hidrossanitário e projeto elétrico. Também foram apresentadas pranchas de cada tipo de projeto, exibidas a todos os participantes com explicação dos detalhes e simbologias encontradas nas plantas. Devido à limitação do espaço, foram oferecidas somente 25 vagas e, diante da grande procura pelo curso, foi selecionado um público alvo de trabalhadores da construção civil e público leigo, com a disponibilização das vagas remanescentes para estudantes de graduação. Os participantes tiveram a oportunidade de sanar dúvidas e aprender simbologias desconhecidas, além de trocar experiências já vividas com demais presentes, promovendo um ambiente de aprendizagem e compartilhamento do conhecimento, e proporcionando a capacitação dos trabalhadores. O curso Leitura de Projetos se provou ser necessário para o entendimento básico de projetos de engenharia e arquitetura, mesmo para trabalhadores já estáveis no mercado da construção civil. Apesar de ter sido um curso introdutório e curto sobre todos os tipos de projetos, demonstrou a necessidade de se promover futuras capacitações mais avançadas e completas sobre o tema.
Palavras-chave capacitação, Engenharia Pública, Leitura de projetos.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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