“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16193

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciência e tecnologia de alimentos
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Florestal
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Bruna Gabriele Silva Ribeiro
Orientador NAIARA BARBOSA CARVALHO
Outros membros Flaviane Cristina de Camargos, Ludmylla dos Santos Muniz, VANELLE MARIA DA SILVA
Título Alimentos plant based: caracterização do consumidor e motivadores do consumo
Resumo O crescente aumento do número de veganos e vegetarianos, atrelado a mudança do comportamento do consumidor promoveu a redução do consumo de produtos de origem animal nos últimos anos. Essa situação abriu espaço para que o nicho dos alimentos plant based pudessem estar em evidência atraindo não só os dois grupos citados, mas também as pessoas adeptas as dietas flexitarianas. Tendo em vista essa nova tendência de consumo e a necessidade de explorar e estudar melhor este mercado e seu consumidor, este trabalho objetivou a caracterização sociodemográfica dos consumidores de alimentos plant based e a identificação dos principais fatores que afetam seu comportamento e que influenciam no momento da compra. Para tal, foi realizada uma pesquisa de mercado aplicando 268 questionários a participantes de 18 a 64 anos, de forma online, pela plataforma Google Forms. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva utilizando o software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) 21.0®. O grupo de respondentes era majoritariamente feminino (78,1%), composto por jovens adultos de 18 a 28 anos de idade (59,2%), com alto grau de instrução e moderado poder aquisitivo, os quais se identificavam, principalmente, como vegetarianos (35,5%) e veganos (32,9%). Os principais fatores que motivam o consumo desses alimentos são: questões éticas (78,8%), ambientais (74,8%) e de saudabilidade (61,9%). O sabor (71,7%) e o preço (74,8%) foram apontados como aspectos decisivos no momento da compra desses produtos. O valor do produto também foi apontado como o principal limitador ao consumo de alimentos plant based, além da baixa disponibilidade dos produtos. A presença de selos e certificações nas embalagens de produtos veganos e orgânicos motivam os consumidores a comprá-los. Ademais, a maioria dos consumidores preferem alimentos vegetais com características sensoriais semelhantes aos de origem animal, além de concordarem que os nomes similares aos de origem animal tornam esses produtos mais identificáveis nas gôndolas dos supermercados. Com os resultados obtidos, pode-se concluir que o público dos alimentos plant based é bem instruído e envolvido com causas socioambientais, se preocupa com sua saúde, influenciando seus hábitos de consumo e tornando-o mais exigente. Assim, os interessados em investimento no setor, devem se atentar a essas necessidades e atributos que podem ser os novos direcionadores desse mercado. Também é preciso desenvolver e oferecer produtos de qualidade sensorial semelhantes aos de origem animal, com preço acessível e facilmente encontrados no mercado. E por fim, ressalta-se que as empresas que obtiverem selos e certificações poderão ter significativo diferencial competitivo.
Palavras-chave vegano, vegetariano, pesquisa de mercado.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,64 segundos.