Resumo |
Introdução: O uso abusivo de álcool e outras drogas é um problema relevante, pois além dos danos causados à saúde do usuário, pode gerar comportamentos violentos e ações ilícitas. Nessa perspectiva, existem indícios que o uso precoce de álcool e outras drogas pode acarretar o uso abusivo ao longo da vida. Na humanidade o uso de substâncias tem atingido os indivíduos com destaque para os jovens em idade escolar. No ambiente escolar os professores acompanham as transições dos adolescentes e o acesso as drogas. Objetivo: Compreender as percepções de professores de escolas públicas do município de Viçosa, Minas Gerais, em relação a abordagem “uso de drogas” no contexto escolar. Metodologia: Trata se de um estudo quantitativo realizado em escolas públicas do município de Viçosa MG. Para coleta dos dados, foi aplicado um questionário semi-estruturado. O instrumento continha questões objetivas relacionadas ao perfil dos participantes e questões abertas relacionadas a percepção dos participantes em relação a temática. O trabalho foi aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFV. Resultados: Foram incluídos na pesquisa 17 participantes. Em relação ao perfil social e demográfico, a idade variou entre 30 e 63 anos, 88,2% do gênero feminino e 11,8 masculino. Quanto ao estado cível, 47,1% são casados, 29,4% solteiros, 5,9% viúvo(a) e 17,6% informaram outro. Quando analisado os aspectos relacionados a remuneração, 52,9% dos entrevistados trabalham de contribuem com o sustento da família, 23,5% trabalham e são os principais responsáveis para sustento da família e os outros 23,5% responderam que trabalham e se sustentam. Além disso, 82,3% responderam que ganham de um a três salários mínimos por mês. A formação profissional é diversa, sendo a maioria com título de graduação nas seguintes áreas: Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Geografia, História, Química, Matemática, Letras, Educação Infantil, Educação Especial e Pedagogia. Somente dois eram mestres. 58,8% são egressos de instituições públicas e 41,2% de instituições privadas. Em relação ao vínculo, a maioria são efetivos (76,4%) e a carga horária semanal varia entre 14 e 49 horas. Por fim, quando perguntados sobre a questão das drogas na escola, 47,0% já vivenciou e 70,5% gostaria de dialogar sobre essa experiência. 88,2% já abordou o tema em sala, mas 47% nunca participou de um projeto de formação. Conclusão: Conhecer o perfil dos professores e entender o contexto profissional é um movimento importante para elaboração e execução de atividade de formação continuada em relação ao tema das drogas. É necessário dialogar com profissionais e elaborar estratégias de formação teórica e prática que atendam as necessidades profissionais e as demandas dos participantes. O ambiente escolar é um espaço favorável para esse tipo de ação. |