“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16176

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Saúde coletiva
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Valkíria Dias Quintão Silva
Orientador BRUNO DAVID HENRIQUES
Outros membros ANDREIA GUERRA SIMAN, Isabela Caliman Delpupo, SILVIA ALMEIDA CARDOSO, THAIS ALMEIDA CARDOSO FERNANDEZ
Título Perfil profissional de professores de escolas públicas que participaram de curso de formação sobre drogas, no Município de Viçosa, MG
Resumo Introdução: O uso abusivo de álcool e outras drogas é um problema relevante, pois além dos danos causados à saúde do usuário, pode gerar comportamentos violentos e ações ilícitas. Nessa perspectiva, existem indícios que o uso precoce de álcool e outras drogas pode acarretar o uso abusivo ao longo da vida. Na humanidade o uso de substâncias tem atingido os indivíduos com destaque para os jovens em idade escolar. No ambiente escolar os professores acompanham as transições dos adolescentes e o acesso as drogas. Objetivo: Compreender as percepções de professores de escolas públicas do município de Viçosa, Minas Gerais, em relação a abordagem “uso de drogas” no contexto escolar. Metodologia: Trata se de um estudo quantitativo realizado em escolas públicas do município de Viçosa MG. Para coleta dos dados, foi aplicado um questionário semi-estruturado. O instrumento continha questões objetivas relacionadas ao perfil dos participantes e questões abertas relacionadas a percepção dos participantes em relação a temática. O trabalho foi aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFV. Resultados: Foram incluídos na pesquisa 17 participantes. Em relação ao perfil social e demográfico, a idade variou entre 30 e 63 anos, 88,2% do gênero feminino e 11,8 masculino. Quanto ao estado cível, 47,1% são casados, 29,4% solteiros, 5,9% viúvo(a) e 17,6% informaram outro. Quando analisado os aspectos relacionados a remuneração, 52,9% dos entrevistados trabalham de contribuem com o sustento da família, 23,5% trabalham e são os principais responsáveis para sustento da família e os outros 23,5% responderam que trabalham e se sustentam. Além disso, 82,3% responderam que ganham de um a três salários mínimos por mês. A formação profissional é diversa, sendo a maioria com título de graduação nas seguintes áreas: Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Geografia, História, Química, Matemática, Letras, Educação Infantil, Educação Especial e Pedagogia. Somente dois eram mestres. 58,8% são egressos de instituições públicas e 41,2% de instituições privadas. Em relação ao vínculo, a maioria são efetivos (76,4%) e a carga horária semanal varia entre 14 e 49 horas. Por fim, quando perguntados sobre a questão das drogas na escola, 47,0% já vivenciou e 70,5% gostaria de dialogar sobre essa experiência. 88,2% já abordou o tema em sala, mas 47% nunca participou de um projeto de formação. Conclusão: Conhecer o perfil dos professores e entender o contexto profissional é um movimento importante para elaboração e execução de atividade de formação continuada em relação ao tema das drogas. É necessário dialogar com profissionais e elaborar estratégias de formação teórica e prática que atendam as necessidades profissionais e as demandas dos participantes. O ambiente escolar é um espaço favorável para esse tipo de ação.
Palavras-chave Drogas ilícitas, Professores escolares, Dependência química
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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