ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Administração |
Setor | Departamento de Administração e Contabilidade |
Bolsa | FUNARBIC/FUNARBE |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | FUNARBE |
Primeiro autor | Janine Almeida da Silva |
Orientador | LUANA FERREIRA DOS SANTOS |
Título | Implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar no contexto da pandemia da Covid-19: estudo de caso no município de Viçosa/MG |
Resumo | Introdução: O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é uma política pública brasileira que contempla tanto o segmento da educação, por oferecer a merenda para os alunos matriculados na educação básica pública, quanto da agricultura familiar, pelas compras públicas de gêneros alimentícios dessa categoria. Objetivo: O objetivo da pesquisa consiste em analisar a implementação do PNAE no contexto da pandemia da Covid-19, a partir de experiências de burocratas de nível de rua do município de Viçosa/MG. Metodologia: A pesquisa é caracterizada pela abordagem qualitativa, tendo como método o estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados foi utilizada a entrevista. O trabalho se encontra em andamento, sendo que, até o momento de elaboração desse resumo foram entrevistadas três nutricionistas que atuam na implementação do PNAE no município. Pretende-se entrevistar também outros burocratas de nível de rua que pertencem aos espaços envolvidos na implementação do PNAE. As entrevistas com as nutricionistas foram realizadas em ambiente virtual (Google Meet), no mês de março de 2022. Resultados: Os relatos das entrevistas revelam que as nutricionistas atuam conjuntamente com a Secretaria de Educação e a Emater na implementação do PNAE em Viçosa/MG. Ao todo, a compra é feita para 33 instituições do município, e a alimentação é elaborada conforme o cardápio feito pelas nutricionistas. As chamadas públicas para a aquisição dos alimentos via PNAE são realizadas duas vezes ao ano, nos meses de dezembro e julho. Considerando o contexto pandêmico, as entrevistadas relataram que em 2020 foi difícil o atendimento à compra de 30% dos alimentos da agricultura familiar, pois quando se iniciou a distribuição dos kits, o setor de nutrição estava desestruturado para executar o PNAE dessa forma. Em 2021, o cenário mudou, sendo destinado em torno de 28% dos recursos para as aquisições de alimentos da agricultura familiar. Outra dificuldade relatada pelas nutricionistas está associada com os kits que não entregues, que eram doados para instituições de caridade. Uma estratégia adotada foi elaborar um termo para que a escola fizesse um levantamento de quantos kits deveriam ser disponibilizados, de acordo com o interesse dos pais e responsáveis. Esse termo é um exemplo de adaptação feita para melhor funcionamento da política pública nos contextos locais da implementação. Conclusão: A pandemia afetou a implementação do PNAE em Viçosa/MG, principalmente pelas alterações necessárias para a execução do mesmo, que passou a ocorrer por meio da entrega de kits de alimentos. Percebeu-se a importância da manutenção das compras de produtos da agricultura familiar e da entrega dos kits aos alunos, em virtude do número de escolares atendidos pela política pública. A atuação das nutricionistas mostra a relevância da interação com o público beneficiário e a necessidade de alterações na implementação do PNAE, que foi moldada pela circunstância pandêmica. |
Palavras-chave | Programa Nacional de Alimentação Escolar, Agricultura Familiar, Pandemia da Covid-19 |
Forma de apresentação..... | Painel |
Link para apresentação | Painel |
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