“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16171

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Évelyn Freire da Silva
Orientador JOANA D ARC GERMANO HOLLERBACH
Título O Processo de implementação da Reforma do Ensino Médio de 2017 nos Institutos Federais: novas propostas, velhas recomendações?
Resumo O Brasil tem vivenciado desde o ano de 2014 um cenário de crise econômica e política, que reverbera também no desmonte da educação. Nesse contexto, diversas são as propostas que, buscam corrigir os problemas enfrentados pelo sistema educacional. Muitas dessas proposições, que se materializam em reformas, buscam solucionar problemas criados pelo próprio modo de reprodução social que, consequentemente, reflete diretamente nas questões educacionais no país. Assim é o caso da reforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017), intitulada pelo Ministério da Educação como “Novo Ensino Médio” e que modificou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo compreender as contradições fundamentais no processo de implementação da Reforma do Ensino Médio nos Institutos Federais, nos campi Ibatiba-ES e Ponte Nova-MG, e suas implicações no Ensino Médio ofertado por essas instituições, bem como a influência do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) nas orientações presentes Reforma. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi orientada pelo referencial teórico e metodológico do materialismo histórico-dialético. Visando alcançar os objetivos propostos, a pesquisa utilizou como instrumentos de coleta de dados a análise documental, cujo objeto de análise foi o documento produzido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, a pesquisa bibliográfica, buscando analisar a produção acadêmica acerca da Reforma nos Institutos Federais, e, por fim, realizamos entrevistas semiestruturadas com gestores e docentes das instituições analisadas. Em primeiro lugar, a partir da análise do documento “Desconectados: habilidades, educação e emprego na América Latina” (BASSI et al., 2012), produzido pelo BID, encontramos que a Reforma está diretamente relacionada às proposições do Banco voltadas à educação de nível médio, principalmente no que se refere à educação profissional. Posteriormente, em análise preliminar das entrevistas semiestruturadas realizadas, identificamos que a Reforma ainda não foi implementada nos campi dos Institutos Federais estudados, sendo os livros didáticos os principais materiais afetados pela política até o momento. Assim, tendo em vista a Reforma do Ensino Médio aprovada em 2017 e a pesquisa em desenvolvimento, compreendemos que a atual política visa atender às demandas do capital, corroborando na formação do trabalhador adestrado e inconsciente do seu lugar na estrutura social de classes que atravessa nossa sociedade. Em contrapartida, os Institutos Federais são instituições que resistem às tentativas de desmonte da educação, de forma a não implementar a Reforma. Dessa forma, vemos que as reformulações direcionadas à educação, apesar de novas, continuam reverberando antigos interesses e intencionalidades do modo de produção capitalista, principalmente no que tange a implementação da educação profissional, visando a formação de mão-de-obra barata e que atenda as demandas do capital.
Palavras-chave Reforma do Ensino Médio, Institutos Federais, políticas educacionais.
Forma de apresentação..... Painel
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