“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16151

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Arquitetura e urbanismo
Setor Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Otávio Danilo Zica
Orientador JOSARLETE MAGALHAES SOARES
Outros membros Vanessa Coelho Monte Alto
Título Projeto arquitetônico participativo junto à Escola Nacional de Energia Popular - ENEP, em Viçosa-MG
Resumo A Escola Nacional de Energia Popular (ENEP) é uma instituição coordenada por um coletivo de organizações populares do campo e da cidade que tem como método pedagógico a educação popular, sendo um importante agente na inclusão social. Nela são oferecidos diversos cursos à comunidade de Viçosa e região. Além disso, o espaço da Escola é utilizado para diversas reuniões e intercâmbios de organizações, entidades e coletivos do município e região. Localizada em uma área rural de Viçosa, na Colônia Vaz de Melo, as instalações atuais da Escola funcionam de modo um tanto improvisado, contando com alguns espaços de apoio, como cozinha, refeitório, dormitórios e banheiros. Diante do grande desafio de reformar toda a estrutura física do terreno e de construir novos espaços, a coordenação da ENEP resolveu iniciar o processo de planejamento dessas obras. A partir dessa demanda, o projeto de extensão teve início em agosto de 2021. A metodologia adotada para sua realização é participativa, de modo que os usuários possam assumir maior envolvimento nas decisões de projeto, reforçando os laços de pertencimento e apropriação do espaço e, principalmente, buscando atender de maneira efetiva todas as necessidades coletivas. Através de reuniões mensais com a coordenação e os voluntários da Escola, foi possível realizar oficinas colaborativas para levantamento das principais demandas para o projeto. Os temas das oficinas foram escolhidos de forma sistematizada para, em um primeiro momento, melhor compreendermos a dinâmica do espaço, todos os ambientes e atividades realizadas atualmente, e também os planos de ampliação do programa de atividades. Posteriormente, houve uma oficina de estudos de caso com soluções que poderiam ser aplicadas ao projeto, discutindo quais seriam adequadas ou não. Com isso, nas oficinas seguintes apresentamos propostas arquitetônicas para alguns ambientes a serem reformados e construídos, com diferentes soluções de projeto para discussão conjunta. A intenção é dar continuidade a essas oficinas de propostas para todos os espaços, para que possamos fazer as modificações necessárias e finalizar o projeto como um todo, chegando ao nível de anteprojeto. Até lá, também serão discutidos sistemas construtivos, saneamento e quais ambientes seriam prioritários para reforma. Até o momento, as oficinas têm sido satisfatórias e cumprido com seu objetivo da participação dos envolvidos, tendo gerado discussões e diálogos pertinentes e chegando a alguns consensos, que nos orientaram na elaboração das primeiras propostas de projeto. Apesar de algumas dificuldades, como a presença inconstante dos representantes nas reuniões e o não comparecimento de representantes de todas as organizações envolvidas com a Escola, o projeto está tomando forma e alcançando seus objetivos.
Palavras-chave projeto arquitetônico, projeto participativo, arquitetura institucional
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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