“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16147

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Ciências Sociais
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Ludimila Rayana Silva de Jesus
Orientador MARIA DO CARMO COUTO TEIXEIRA
Outros membros Daniel da Silva , Natállia Maria de Freitas Vicente, Paulo Victor Carneiro Quintão
Título Capoeira Angola, Educação e Cultura Popular.
Resumo O projeto para difusão e preservação da Capoeira Angola ​vem sendo desenvolvido desde 2003 no bairro Floresta (Morro do Escorpião) e mais recentemente no bairro Violeira. As ações de cunho culturais, artísticas e pedagógicas com crianças e jovens têm a capoeira angola e a cultura afro-brasileira como ferramentas para o desenvolvimento individual e comunitário. O projeto tem como objetivo principal fortalecer a identidade cultural para promoção de valores de igualdade racial, de gênero, cidadania e da agroecologia. A metodologia utilizada aborda a história, a ancestralidade, a cultura popular e resgata a memória biocultural da capoeira na Zona da Mata. As aulas de Capoeira Angola com crianças e jovens acontecem duas vezes por semana (às terças e quintas) com o grupo do Morro do Escorpião e aos sábados com outro grupo no CTA. Prezando o desenvolvimento integral e o respeito às peculiaridade de cada participante, os treinos são pensados com metodologias participativas, incluindo os participantes nas decisões que envolvem o andamento do projeto. Até o presente momento, além dos treinos semanais, foram realizados dois intercâmbios entre os dois grupos partipantes tendo como sede o Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata, CTA-ZM. Nestes intercâmbios foi trabalhado o contato com a terra em oficinas de plantio de mudas, buscando difundir práticas agroecológicas em diferentes vivências de construção de conhecimentos.
Outras atividades realizadas foram as rodas de capoeira em diferentes ambientes: na ASPUV, na Praça da Matriz, na Feira Agroecológica da Violeira, no Morro do Escorpião, na Casa da Paz (UFV) e no CTA. Nas rodas de capoeira as habilidades aprendidas nos treinos são colocadas em prática na vivência com outros mestres. Como resultados, observamos que o contato com o universo cultural afro-brasileiro na vivência da Capoeira Angola, tem contribuído para o desenvolvimento cognitivo (ampliação de habilidades mentais, conhecimentos, técnicas etc), psicofísico (flexibilidade, equilíbrio, coordenação motora, força, etc), além de socialização e identidade cultural, ou seja, a valorização das produções culturais de origem ou influência africana no Brasil e a compreensão da expressão da cultura afro-brasileira presente no cotidiano, como um fator de identididade cultural. Podemos perceber também o desenvolvimento progressivo dos participantes em relação à musicalidade, percebida no ritmo, no canto e no toque dos instrumentos. Por fim, constatamos a importância da capoeira na vida das crianças e jovens perféricos, pois o o contato com história do povo negro que lutou e ainda luta por libertação e plenos direitos através da capoeira, tem proporcionado aos jovens o discernimento e a capacidade crítica para o enfrentamento da violência contra a juventude e da criminalidade na periferia.
Palavras-chave Capoeira angola, Agroecologia, Educação.
Forma de apresentação..... Painel
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