“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16089

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação física
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Vanessa Luiza Oliveira Silva
Orientador RICARDO WAGNER DE MENDONCA TRIGO
Outros membros Larissa Quintão Guilherme, Mariana Bueno Reis
Título Estado motivacional de licenciados em educação física da universidade federal de viçosa- campus florestal, na continuidade da graduação durante a pandemia da covid-19.
Resumo O tema central desse trabalho: É entender o estado motivacional dos discentes durante a pandemia da covid-19. Objetivo: a motivação dos licenciados de educação física da Universidade federal de viçosa-Campus florestal (UFV-CAF), após terem suas atividades acadêmicas interrompidas por causa da pandemia da COVID-19. Público alvo: Discente matriculados no curso de educação física da UFV-CAF. Justificativa: Consiste em entender o andamento acadêmico e a política educacional frente a pandemia da UFV-CAF e especialmente a motivação existente, para o discente concluir esta etapa acadêmica. Metodologia: Foi desenvolvido um questionário online no “google forms” e foi divulgado em redes sociais para alunos do curso. A população era 189 indivíduos e para responder o questionário era necessário aceitar um termo de consentimento livre e esclarecido. A amostra foi composta por 56 alunos devidamente matriculados no curso de licenciatura de educação física e que aceitaram responder o termo de consentimento livre e esclarecido. Resultados e conclusões: Em meio a essa discussão e por meio de uma pesquisa qualitativa, os dados encontrados são que todos os alunos participaram do ensino remoto, 65,5% escolheu o curso por vocação e mais de 85% escolheu a UFV pois ela é uma boa universidade e é pública. Além disso, 67,3% pensou em desistir do curso durante o mesmo. Já sobre a motivação,90% se sente motivado pelas políticas púbicas, 41,3% se sente motivado pelos professores, 36,4% acreditam que a análise curricular motiva moderadamente, 75% se sentem motivados pelos familiares mas 21,8% dos entrevistados estão nada motivados ou pouco motivados a concluir o curso. Já sobre o fator motivador para 58,2% é a obtenção de um título. Durante a pandemia, 43,6% pensou em desistir da graduação e o fator mais desmotivador foi desgaste emocional com 41,8%. A partir desses dados, a conclusão é que houve uma desmotivação dos estudantes com a graduação ocorrendo presencialmente e no ensino remoto. Apesar de tudo, podemos destacar como aspecto positivo que as políticas públicas, a analise curricular, os professores e os familiares são fatores motivadores.
Palavras-chave Motivação, Discentes, COVID-19
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,62 segundos.