Resumo |
O tema central desse trabalho: É entender o estado motivacional dos discentes durante a pandemia da covid-19. Objetivo: a motivação dos licenciados de educação física da Universidade federal de viçosa-Campus florestal (UFV-CAF), após terem suas atividades acadêmicas interrompidas por causa da pandemia da COVID-19. Público alvo: Discente matriculados no curso de educação física da UFV-CAF. Justificativa: Consiste em entender o andamento acadêmico e a política educacional frente a pandemia da UFV-CAF e especialmente a motivação existente, para o discente concluir esta etapa acadêmica. Metodologia: Foi desenvolvido um questionário online no “google forms” e foi divulgado em redes sociais para alunos do curso. A população era 189 indivíduos e para responder o questionário era necessário aceitar um termo de consentimento livre e esclarecido. A amostra foi composta por 56 alunos devidamente matriculados no curso de licenciatura de educação física e que aceitaram responder o termo de consentimento livre e esclarecido. Resultados e conclusões: Em meio a essa discussão e por meio de uma pesquisa qualitativa, os dados encontrados são que todos os alunos participaram do ensino remoto, 65,5% escolheu o curso por vocação e mais de 85% escolheu a UFV pois ela é uma boa universidade e é pública. Além disso, 67,3% pensou em desistir do curso durante o mesmo. Já sobre a motivação,90% se sente motivado pelas políticas púbicas, 41,3% se sente motivado pelos professores, 36,4% acreditam que a análise curricular motiva moderadamente, 75% se sentem motivados pelos familiares mas 21,8% dos entrevistados estão nada motivados ou pouco motivados a concluir o curso. Já sobre o fator motivador para 58,2% é a obtenção de um título. Durante a pandemia, 43,6% pensou em desistir da graduação e o fator mais desmotivador foi desgaste emocional com 41,8%. A partir desses dados, a conclusão é que houve uma desmotivação dos estudantes com a graduação ocorrendo presencialmente e no ensino remoto. Apesar de tudo, podemos destacar como aspecto positivo que as políticas públicas, a analise curricular, os professores e os familiares são fatores motivadores. |