“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16069

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Artes
Setor Departamento de Artes e Humanidades
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Larissa Stephane Silva
Orientador EVANIZE KELLI SIVIERO ROMARCO
Título A importância do conhecimento em primeiros socorros para profissionais da dança
Resumo A humanidade desde os primórdios busca maneiras distintas de se expressar e de ser compreendida, e uma das maneiras que o ser humano encontrou de se comunicar e expor seus sentimentos, anseios e emoções, foi pela dança. Além de ser um meio de comunicação artística e cultural, através de movimentos corporais, proporciona inúmeros benefícios à saúde física e psíquica, de quem a pratica. No entanto, é preciso ter um olhar atento a essa prática, no que diz respeito à prevenção de lesões e acidentes aos praticantes desta arte. Com foco nas aulas de cursos superiores de dança do Brasil, esta pesquisa buscou compreender, além da prevenção de lesões e acidentes, a importância do conhecimento em primeiros socorros para profissionais da dança, de modo a contribuir para a formação dos graduandos. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura por meio de bases de dados científicos, em que foram compiladas informações e conhecimentos prévios sobre dança, pronto socorrismo, lesão e prevenção. Ao mesmo tempo, visando correlacionar os fatores de riscos que podem causar lesões e acidentes na dança, com os conteúdos de primeiros socorros, foi aplicado entre graduandos e docentes em curso de Dança em Universidades Federais, Estaduais e Privadas do Brasil, um questionário semiestruturado on-line, pelo Google Forms, obtendo retorno de 155 questionários. Os dados foram analisados de forma quanti-qualitativa, em que foram consideradas as respostas de acadêmicos em formação em dança que cursaram no mínimo 6 meses do curso e professores de dança que lecionam em universidades, por no mínimo 4 anos, resultando em 124 respostas válidas. Tendo como resultados o testemunho de 41,1% dos partícipes que acusaram terem tido pelo menos um acidente em aulas de dança, sendo que a maioria dos acidentes ocorreu com discentes. Quanto ao pronto socorrismo nas aulas, ao menos 55% foram realizados pelos docentes, mas em quase 20% dos casos não houve o socorro rápido, por os discentes e docentes não saberem os procedimentos necessários para esta ação, o que pode ocasionar, dependendo do acidente, na piora da lesão, devido a demora no atendimento de profissionais ligados à saúde. Além disso, o percentual que afirmou ter uma disciplina, obrigatória ou optativa, no curso voltada aos socorros de urgência ou primeiros socorros foi muito baixa (13,1%), considerando que alguns não souberam responder, por não terem conhecimento quanto a essa informação. Mediante a tais análises podemos pontuar a importância de se ter o conhecimento em primeiros socorros nos cursos superiores de dança, para que alunos e professores possam atuar em caso de acidentes e lesões em aulas de dança no ambiente universitário, de modo a minimizar as consequências das lesões. Ao mesmo tempo em que entende-se a relevância desse conhecimento em prevenção de lesões em dança, para que os graduados saiam capacitados, multiplicando seus conhecimentos sobre essa temática a qualquer espaço onde irão atuar.
Palavras-chave Dança, Prevenção de Lesões, Primeiros Socorros
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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