“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16066

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Vilmara Leila de Oliveira
Orientador TEREZINHA DUARTE VIEIRA
Título Grupo de Estudo e Pesquisa, Infâncias e Crianças em Cena: resultados parciais das atividades extensionistas desenvolvidas no contexto da pandemia, no ano de 2021
Resumo O GEPICENA - Grupo de Estudo e Pesquisa Infância Criança em Cena, vinculado à Área de Didática e Metodologia de Ensino, do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa-MG(UFV), desenvolve atividades de cunho extensionistas e de pesquisa, envolvendo estudantes da graduação e um público externo a UFV. O grupo nasceu em 2018 no âmbito da universidade a fim de ampliar o debate, as investigações e as produções científicas que abordam a temática das infâncias e das crianças. O grupo objetiva proporcionar um espaço público de estudo e de discussão entre os estudantes, professores da rede pública de ensino e as demais pessoas interessadas em estudar a temática, citada anteriormente. Nos últimos anos, 2020 e 2021, ainda no contexto da pandemia causada pela covid-19, o GEPICENA desenvolveu ações extensionistas, on line, no formato de lives, nas mídias digitais do grupo, facebook e youtube, intitulada II Ciranda de Lives de 2021: Entre dentro dessa roda. A tônica central da segunda edição da roda foi dialogar com pesquisadores de outras universidades públicas brasileiras acerca das infâncias e das crianças. Especificamente, os temas discutidos foram: Desenvolvimento das potencialidades das crianças; Alfabetizar letrando e alfabetização na educação infantil; Conversas reflexivas sobre as narrativas, as artes e as infâncias, segundo Walter Benjamin; Trajetória da Educação Infantil no município de Viçosa e a Organização do tempo da educação infantil de crianças segundo a Pedagogia Waldorf. Os resultados sinalizam as possibilidades de construção de ações extensionistas que se realizam por meio das mídias digitais, ferramentas que possibilitam o compartilhamento do conhecimento para além dos muros da universidade. Indicam a necessidade da continuidade desse diálogo, pois além de incentivar a promoção de encontros de estudos. Ele contribui como um elemento que soma na formação dos graduandos, de modo a complementar e a ampliar as suas atividades acadêmicas. Outrossim, os dados indicam o estabelecimento e o fortalecimento do diálogo entre a cidade e a universidade.
Palavras-chave GEPICENA, infâncias, lives
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,70 segundos.