“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 15995

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Lais Sousa da Silva
Orientador CRISTIANE CHAVES DE SOUZA
Outros membros Lara dos Santos Silva
Título Efeito da auriculoterapia para tratamento de ansiedade em estudantes universitários: revisão sistemática
Resumo Introdução: A ansiedade está entre os transtornos mentais de maior prevalência na população mundial, sendo a segunda causa de incapacitação mental, e caracteriza-se por aumento da frequência cardíaca, diminuição da pressão arterial, hiperatividade, medo, preocupação, temor, apreensão do perigo, etc. Dentre a população suscetível à ansiedade, destacam-se os estudantes universitários, devido às situações estressantes advindas do âmbito acadêmico. O tratamento da ansiedade pode ser feito com recursos medicamentosos e não medicamentosos, como as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e, dentre estas, ressalta-se a auriculoterapia, a qual age por meio de pontos reflexos da orelha sobre o sistema nervoso central. Objetivo: Identificar as evidências disponíveis na literatura científica acerca dos efeitos da auriculoterapia na redução da ansiedade em estudantes universitários. Metodologia: Trata-se de revisão sistemática da literatura, realizada em 18 bases de dados, entre 20 de janeiro a 27 de março de 2021. Todo o processo de busca e seleção dos artigos foi feito de modo independente e pareado por dois pesquisadores e, quando necessário, um terceiro pesquisador com experiência na temática auxiliou como ad hoc na resolução dos conflitos. A revisão seguiu a diretriz Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses. Utilizou-se as diretrizes Standards for Reporting Interventions in Clinical Trials of Acupuncture, Cochrane Collaboration Risk of Bias Tool, e escala de JADAD para avaliação dos artigos. Resultados: Inicialmente, encontraram-se 1869 artigos, sendo que destes apenas 5 compuseram a amostra final. No geral, a análise dos estudos demonstrou que a auriculoterapia tem efeito positivo na redução da ansiedade, variando entre 15,0% e 20,9% nos estudantes universitários. Não foi possível observar consenso na amostra acerca dos pontos auriculares utilizados e o número mínimo de sessões necessárias para obtenção do resultado desejado. Entretanto, os pontos shenmen, rim, subcórtex e adrenal foram identificados em mais de um artigo, sendo o shenmen comum em 4 protocolos. Quanto ao número de sessões, 3 artigos revelaram realizar 3 sessões ou menos, e outros comprovaram melhora da ansiedade após 8 sessões de auriculoterapia. Conclusão: Apesar de não haver concordância entre os pontos auriculares e o número de sessões para definir um protocolo de auriculoterapia para o tratamento da ansiedade em estudantes universitários usando a auriculoterapia, o uso desta intervenção deve ser considerado pelas instituições formadoras, pois atua na promoção da saúde mental na população universitária, e pode contribuir para melhora do desempenho acadêmico, redução das taxas de evasão, e melhora da qualidade de vida nesta população.
Palavras-chave Ansiedade, Auriculoterapia, Estudantes.
Forma de apresentação..... Painel
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