ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Educação |
Setor | Departamento de Geografia |
Bolsa | Outros |
Conclusão de bolsa | Sim |
Apoio financeiro | CAPES |
Primeiro autor | Marco Túlio da Cunha Silva Moreira |
Orientador | FERNANDO CONDE VEIGA |
Outros membros | JANETE REGINA DE OLIVEIRA |
Título | Relato de experiência: uma reflexão sobre a evasão escolar no ensino remoto |
Resumo | O presente trabalho se trata de um relato de experiência, com inciativa de descrever as vivências (BONDÌA, 2002) no contexto de ensino remoto ocasionado pela pandemia da COVID-19 nos módulos I, II e II do Programa de Residência Pedagógica (RP), financiado pelo Programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). As atividades aconteceram na cidade de Viçosa, Minas Gerais, para alunes das escolas Escola Estadual “Alice Loureiro” e Escola Estadual “Effie Rolfs” orientadas pelos preceptores Joubert Antônio dos Santos e Carolina Alvarenga Carvalho. Também, sob a coordenação dos professores Fernando Conde Veiga e Janete Regina de Oliveira. A presente reflexão emergiu a partir da percepção de evasão escolar ocorrida nas escolas supracitadas por causa da modalidade de ensino remoto. A escola tem um papel essencial quando se trata de potencializar vínculos sociais, desenvolver habilidades cognitivas e de tornar o aluno um agente, a partir do contexto em que está inserido. No entanto, existem obstáculos diários do direito à educação que aumentam a probabilidade de comunidade infantojuvenil não darem continuidade aos estudos, durante a sua formação acadêmica nos espaços escolares. Com a pandemia da Covid-19, que teve início no final do ano de 2019 e se estende até a atualidade, assim como diversas outras atividades que aconteciam presencialmente, o sistema educacional também precisou ser adaptado ao modelo remoto, ou seja, online. Em tempos de pandemia, muitos são os entraves que precisam mobilizar opiniões e posições dos governos, de modo de minimizar eventuais problemas e traçar novas estratégias. As dificuldades no processo de ensino-aprendizagem dos alunos em modalidade presencial já são uma realidade no sistema educacional brasileiro. É nítido que o investimento no aluno da rede de ensino público é baixo, o que implica no fato de que os professores sejam mal remunerados e possuírem cargas excessivas de trabalho, além de que as escolas são mal equipadas (PINTO, 2014), em outras palavras, o cenário é muito complexo! A evasão escolar a partir das vivências mencionadas nesse trabalho, tem consequências drásticas para a educação e sociedade, dentre estas estão: a troca da escola pelo mercado de trabalho, dependência de programas governamentais, dificuldades financeiras e ausência de recursos, acesso à internet e comunicação, incentivo estudantil, entre outros. É válido mencionar que o RP é articulado a CAPES e tem como premissas básicas o entendimento de que a formação de professores nos cursos de licenciatura deve assegurara os seus egressos, habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica inseridas no território brasileiro. |
Palavras-chave | Ensino, Geografia, Covid-19. |
Forma de apresentação..... | Painel |
Link para apresentação | Painel |
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