"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15957

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística
Setor Departamento de Letras
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Alice Mendes Duarte
Orientador HILDA SIMONE HENRIQUES COELHO
Título Um olhar para o contexto da pessoa idosa: o ensino de inglês para o envelhecimento ativo e saudável
Resumo Atualmente, existem, em diferentes instâncias da sociedade, iniciativas que buscam proporcionar às pessoas idosas boas condições para que tenham um envelhecimento mais ativo e saudável. Contudo, quando se trata de oportunidades de aprendizagem, ainda há muito a ser expandido. Para que isso aconteça, é preciso adquirir maior conhecimento sobre como se dá o processo de aprendizagem pelos idosos. Ao se tratar da aquisição de uma língua estrangeira, como o inglês, é preciso levar em consideração para além da idade, fatores como o contexto em que aquele indivíduo se insere, sua trajetória de estudos, suas motivações etc. Foi pensando nisso que surgiu o projeto de Ensino de Inglês para Idosos a partir de uma parceria do Curso de Extensão em Língua Inglesa (CELIN), do Departamento de Letras, com o Departamento de Nutrição e Saúde, ambos da Universidade Federal de Viçosa, por meio do Programa de Extensão Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UNAPI), que tem como principal objetivo contribuir para a construção da cidadania dos idosos, oportunizando experiências voltadas para a inserção social. Nesse contexto, esta pesquisa busca investigar os participantes desse projeto de extensão, reconhecendo como o mesmo colabora para o envelhecimento ativo e saudável. Busca-se também reconhecer quais fatores levaram os idosos a investirem no curso de inglês e relatar as suas expectativas e experiências de aprendizagem. A pesquisa desenvolvida tem um caráter qualitativo descritivo, reconhecendo as variáveis envolvidas no processo de aprendizagem de inglês por idosos através da aplicação de um questionário de perfil e de uma entrevista semiestruturada feita por telefone e gravada em viva voz, sob a permissão concedida previamente por cada participante. Como resultados parciais é possível perceber que o engajamento dos idosos no curso demonstra que buscam por meios de terem um processo de envelhecimento mais significativo, integral e ativo. Além disso, pode-se observar que, ao passo que as expectativas criadas por eles por vezes poderiam ser frustradas devido aos desafios e dificuldades enfrentados ao longo do processo, há também fatores que complementam o aprendizado e se fazem muito importantes, como a interação com os colegas e com as professoras, a oportunidade de poderem compartilhar experiências de vida e criar laços entre diferentes gerações, uma vez que há uma grande diferença de idade entre os alunos e as professoras. Por fim, pode-se notar que o projeto de ensino para idosos é de grande relevância para esse público. Para além da aprendizagem da língua estrangeira, o ambiente da sala de aula, o estreitamento das relações e a possibilidade de socialização são fatores marcantes e motivadores para o envelhecimento ativo e saudável.
Palavras-chave aprendizagem, língua estrangeira, idoso
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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