Resumo |
O presente trabalho trata-se de um relato de experiência sobre a elaboração de videoaulas como material didático, produzido por integrantes da equipe do núcleo de Língua Portuguesa/Letras do Programa Institucional de Iniciação à Docência da UFV. A iniciativa surge da necessidade de apresentar e discutir a construção coletiva do material, dando visibilidade às estratégias desenvolvidas pelo núcleo do Pibid frente às demandas educacionais geradas pela pandemia da COVID-19. Além disso, pretende-se contextualizar caminhos buscados pela equipe para superar dificuldades de interação com os alunos no ensino remoto, a partir da atuação em uma escola da rede estadual de Viçosa. Vale lembrar que a suspensão das aulas presenciais no cenário pandêmico fez o ensino remoto se tornar a principal forma de dar continuidade à educação escolar dos estudantes. Assim, os participantes do PIBID (edital nº 2/2020), junto à instituição escolar, buscaram novas estratégias de atuação para cumprir seus objetivos, que perpassam a formação de novos professores para a educação básica, a valorização do magistério e a inserção dos licenciandos na rotina escolar. Partindo do que Couto et al (2020) afirmam sobre as consequências da pandemia serem diferentes, a depender da condição socioeconômica de um grupo, é preciso pensar em meios de mitigar a lacuna educacional que tal conjuntura deixará no país, fornecendo ferramentas que deem autonomia aos estudantes das escolas públicas. Haja vista a experiência vivenciada pelo núcleo de Língua Portuguesa, a elaboração de videoaulas merece destaque pois possibilita o acesso dos estudantes aos conteúdos a qualquer momento e em qualquer espaço, de acordo com a sua possibilidade de conexão à internet. Nessa ocasião, a equipe foi dividida em quatro subgrupos para que cada um elaborasse um conjunto de três videoaulas de aproximadamente cinco minutos cada. A escolha dos temas deu-se a partir, principalmente, dos Planos de Estudos Tutorados, elaborados pelo estado de Minas Gerais para servir como base para o ensino remoto, com conteúdos e atividades pertinentes a cada série. Desse modo, os temas contemplados pelo material desenvolvido foram: Autobiografia e Carta de reclamação; Funções da linguagem; Relato pessoal e Modernismo brasileiro. Na busca por construir um processo de ensino-aprendizagem efetivo nas turmas de 6º e 7º ano do ensino fundamental e de 2º e 3º ano do ensino médio, diversas ferramentas foram empregadas. Entre as mais conhecidas e úteis para o contexto escolar, estão Google Meet, WhatsApp e Documentos do Google, para planejamento das aulas; bem como Canva e PowerPoint para elaboração dos audiovisuais. Vale destacar que a reconfiguração que a escola sofreu no contexto remoto, bem como destaca Cordeiro (2020), promoveu mudanças irreversíveis nas formas de aprender e ensinar. Sendo assim, o Pibid busca cumprir o seu papel, fazendo parte de um esforço coletivo que visa a superação dos impactos da pandemia na educação brasileira. |