"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15953

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Letras
Setor Departamento de Letras
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Celiane da Silva Vieira
Orientador GABRIELA DA SILVA PIRES
Título Construção de material didático pelo Pibid de Língua Portuguesa: as videoaulas como estratégias possíveis no contexto de ensino remoto
Resumo O presente trabalho trata-se de um relato de experiência sobre a elaboração de videoaulas como material didático, produzido por integrantes da equipe do núcleo de Língua Portuguesa/Letras do Programa Institucional de Iniciação à Docência da UFV. A iniciativa surge da necessidade de apresentar e discutir a construção coletiva do material, dando visibilidade às estratégias desenvolvidas pelo núcleo do Pibid frente às demandas educacionais geradas pela pandemia da COVID-19. Além disso, pretende-se contextualizar caminhos buscados pela equipe para superar dificuldades de interação com os alunos no ensino remoto, a partir da atuação em uma escola da rede estadual de Viçosa. Vale lembrar que a suspensão das aulas presenciais no cenário pandêmico fez o ensino remoto se tornar a principal forma de dar continuidade à educação escolar dos estudantes. Assim, os participantes do PIBID (edital nº 2/2020), junto à instituição escolar, buscaram novas estratégias de atuação para cumprir seus objetivos, que perpassam a formação de novos professores para a educação básica, a valorização do magistério e a inserção dos licenciandos na rotina escolar. Partindo do que Couto et al (2020) afirmam sobre as consequências da pandemia serem diferentes, a depender da condição socioeconômica de um grupo, é preciso pensar em meios de mitigar a lacuna educacional que tal conjuntura deixará no país, fornecendo ferramentas que deem autonomia aos estudantes das escolas públicas. Haja vista a experiência vivenciada pelo núcleo de Língua Portuguesa, a elaboração de videoaulas merece destaque pois possibilita o acesso dos estudantes aos conteúdos a qualquer momento e em qualquer espaço, de acordo com a sua possibilidade de conexão à internet. Nessa ocasião, a equipe foi dividida em quatro subgrupos para que cada um elaborasse um conjunto de três videoaulas de aproximadamente cinco minutos cada. A escolha dos temas deu-se a partir, principalmente, dos Planos de Estudos Tutorados, elaborados pelo estado de Minas Gerais para servir como base para o ensino remoto, com conteúdos e atividades pertinentes a cada série. Desse modo, os temas contemplados pelo material desenvolvido foram: Autobiografia e Carta de reclamação; Funções da linguagem; Relato pessoal e Modernismo brasileiro. Na busca por construir um processo de ensino-aprendizagem efetivo nas turmas de 6º e 7º ano do ensino fundamental e de 2º e 3º ano do ensino médio, diversas ferramentas foram empregadas. Entre as mais conhecidas e úteis para o contexto escolar, estão Google Meet, WhatsApp e Documentos do Google, para planejamento das aulas; bem como Canva e PowerPoint para elaboração dos audiovisuais. Vale destacar que a reconfiguração que a escola sofreu no contexto remoto, bem como destaca Cordeiro (2020), promoveu mudanças irreversíveis nas formas de aprender e ensinar. Sendo assim, o Pibid busca cumprir o seu papel, fazendo parte de um esforço coletivo que visa a superação dos impactos da pandemia na educação brasileira.
Palavras-chave Ensino remoto, COVID-19, Material didático.
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
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