ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Extensão |
Área de conhecimento |
Ciências Humanas e Sociais |
Área temática |
Educação |
Setor |
Departamento de Economia Doméstica |
Bolsa |
Outros |
Conclusão de bolsa |
Não |
Apoio financeiro |
Outros |
Primeiro autor |
Daiane do Nascimento Bicalho |
Orientador |
PRISCILA DANIELE LADEIRA |
Outros membros |
Laisa Medina Silva, MARIA DE LOURDES MATTOS BARRETO, NAISE VALERIA GUIMARAES NEVES, Núbia Aparecida Schaper Santos, Sarah Menezes Rocha, Tamires Cristina dos Reis Carlos Alvim, VANILDA DE PAIVA BASTOS, Verônica Aparecida da Silva |
Título |
A prática orientada no Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Infantil: reflexões sobre os fazeres docentes. |
Resumo |
O presente trabalho tem como ponto de partida as experiências vividas por uma estudante em processo de formação inicial no curso de Educação Infantil da UFV. Estas experiências ocorreram durante a prática orientada do Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Infantil: Práticas, Propostas Pedagógicas e Identidade Docente. Este curso é fruto da parceria entre a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em convênio realizado entre o Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável – IPPDS/UFV e a Prefeitura Municipal de Viçosa. O objetivo deste resumo é apresentar os desafios e conhecimentos construídos durante o atendimento remoto às professoras participantes do referido curso. Mediante o contexto pandêmico, foi necessário repensar a metodologia a ser utilizada durante a prática orientada, uma vez que o curso foi construído para ser oferecido de maneira presencial. Definiu-se que a prática orientada seria realizada com aulas coletivas virtuais e atendimentos individualizados às professoras. Foram adotadas salas virtuais utilizando a plataforma Google Meet, onde realizamos aulas em grupo, utilizando dinâmicas participativas e repletas de partilhas. Os atendimentos individualizados foram conduzidos pela estudante de Educação Infantil e envolviam: reflexão e orientação da prática docente; permitiam diálogos, trocas de vivências e esclarecimento de dúvidas. Ao iniciar tais atendimentos, muitos sentimentos vieram à tona, como o medo, incertezas, insegurança e a dúvida: “Será que dou conta?”. Durante esta etapa de atendimento individualizado estes sentimentos foram se transformando mediante a receptividade das cursistas e apoio técnico por parte da orientadora, o que possibilitou um ambiente favorável à troca de saberes e fazeres docentes. Foram momentos de reflexões quanto a prática docente, permitindo às professoras ressignificar suas ações e planejamentos. Assim, como resultado deste acompanhamento, destacam-se as inúmeras análises e reflexões quanto a importância de planejar as atividades que potencializam o processo de ensino aprendizagem. Refletimos ainda, sobre a importância de traçar estratégias que contemplem as múltiplas realidades e as necessidades das crianças no atual contexto. Deste modo, concluímos que os atendimentos em questão, proporcionaram um rico espaço, com muita partilha de vivências e sentimentos, e reflexões sobre a importância de promover atividades lúdicas e espaços em que as crianças possam ter múltiplas experiências, levantar hipóteses, interagir com seus pares e se desenvolver de forma integral. Esta experiência com os conhecimentos construídos durante as aulas coletivas virtuais e os atendimentos individualizados, contribuirão para a efetivação de uma prática que vise contemplar a diversidade existente em nosso cotidiano escolar e promover o desenvolvimento integral das crianças. |
Palavras-chave |
Formação e práticas docentes, Educação Infantil, ensino remoto. |
Forma de apresentação..... |
Vídeo |