Resumo |
A educação, tomada como o ato de educar, caracteriza-se como um processo de ações externas sobre o sujeito aprendiz; já a aprendizagem implica diretamente nos processos internos, ou como o que ele próprio faz consigo. Toda aprendizagem é ativa, de tal modo que as interações externas e internas devem contribuir para a formação dos sujeitos. É importante o conhecimento, por parte de educadores, sobre Metodologias Ativas, “ferramentas para educar” que tem como proposta colocar o aluno como protagonista do seu próprio aprendizado. O Programa de Residência Pedagógica (RP), núcleo Matemática, desenvolveu, em parceria com a Escola Estadual Serafim Ribeiro de Rezende, situada na cidade de Florestal, um projeto cujo objetivo é promover uma formação continuada aos professores de Educação Básica sobre as Metodologias Ativas e, em conjunto a isso, contribuir para a aquisição de novas ferramentas de ensino por parte dos professores, principalmente no ensino remoto. Pensando nos alunos, visamos apresentar uma Matemática dinâmica e criativa, o projeto promoveu, de maneira virtual, o “Dia da Matemática”, um dia de jogos que buscou quebrar o paradigma de ser, a Matemática, uma matéria difícil de aprender. Para executar o projeto, dois grupos distintos foram criados. Ambos formados por licenciandos em Matemática da UFV, campus Florestal que participam do RP. O primeiro grupo (1) destinou-se ao trabalho com os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, já o segundo grupo (2) preparou atividades para a equipe de professores da escola. Os residentes do grupo (1) aplicaram jogos, desafios, atividades diferenciadas aos alunos e mostraram a Matemática que há em cada um deles. O grupo (2) preparou uma palestra ministrada pela docente orientadora do Programa, Prof. Danielle Nicolau, sobre as Metodologias Ativas e em seguida, uma apresentação dos residentes de algumas ferramentas de ensino que podem ser usadas neste período remoto pelos professores. Muitas vezes os alunos se veem incapazes de aprender Matemática, e os professores sem saber qual metodologia usar para atingir seus objetivos, por isso este trabalho é importante, uma vez que busca sanar essas dificuldades, além de se preocupar com o atual momento vivido em razão da COVID-19, promovendo uma formação aos docentes para as atividades remotas. O resultado foi positivo em ambos os grupos. Os professores gostaram muito do workshop e relataram que realmente contribuiu para a clareza do tema tratado e segurança no uso das ferramentas digitais; sentiram-se encorajados a executarem novos métodos de abordagem com os alunos. Os alunos ficaram surpreendidos com tudo que foi apresentado, com uma participação ativa durante os jogos, se interessaram para além do momento, ao ponto deles mesmos quererem aplicar os jogos aprendidos. Pretendemos apresentar a experiência adquirida no workshop e no "Dia da Matemática", incentivando assim a formação continuada, o professor pesquisador e reflexivo; e motivando educadores. |