Resumo |
O aumento da competição e a diminuição do ciclo de vida dos produtos forçam as indústrias a ativamente buscarem inovações em seus produtos, processos e serviços. Dessa forma, a inovação é um aspecto central para a vantagem competitiva de qualquer empresa. Como o nível de mudança exigido pelo mercado é bastante elevado, essas empresas muitas vezes recorrem a instituições públicas de pesquisa e Universidades para, em parceria, transformarem os resultados de pesquisas provenientes dessas instituições em novos produtos ou serviços. Neste contexto, a transferência de tecnologia (TT) das Universidades para as indústrias representa uma importante missão da academia, contribuindo para a competitividade nacional e o crescimento econômico do país. No entanto, as diferenças organizacionais e de objetivos entre Universidade e Indústria geram inúmeras barreiras que impedem a colaboração efetiva entre elas. Por esse motivo, é crucial identificar aspectos que contribuam para mitigar ou eliminar estas dificuldades. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é realizar uma revisão sistemática bibliográfica para identificar quais são os aspectos facilitadores e as barreiras no processo de transferência de tecnologia mais citados na literatura. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática da literatura (RSL) a partir das fases de planejamento, condução e apresentação da revisão. O protocolo de pesquisa adotado foi adaptado ao modelo PRISMA para a seleção de 26 artigos internacionais indexados nas bases de dados Sciencedirect e Scopus. Dentre os fatores sociais identificados, pode-se concluir que a cultura organizacional, citada pela maioria dos autores, desempenha um papel fundamental na colaboração entre Universidades e Indústrias, podendo representar tanto uma barreira como um facilitador no processo de TT. Assim, este estudo contribui para a literatura ao identificar de forma sistemática fatores sociais intrínsecos ao processo de colaboração entre Universidade-Indústria e, para a prática, destaca a importância de que os gestores identifiquem as características da cultura de sua organização e enfatizem aspectos como valores compartilhados, comunicação e colaboração de forma a favorecer a TT. Este estudo possui uma abordagem teórica, assim, sugere-se o uso de outros métodos de pesquisa como estudos de caso e pesquisa survey em trabalhos futuros de forma a se ter uma compreensão mais aprofundada dos aspectos identificados na teoria. |