ISSN | 2237-9045 |
---|---|
Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática | Educação física |
Setor | Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde - Campus Florestal |
Conclusão de bolsa | Não |
Primeiro autor | Paulo César Marques Ferreira |
Orientador | MARCILIA DE SOUSA SILVA |
Título | Dança e suas manifestações na escola: o olhar de professores de educação física escolar na cidade de Paraopeba-MG |
Resumo | A dança é uma manifestação cultural produzida em territórios e possibilita benefícios àqueles que experimentam esta arte. Com manifestação produzida culturalmente, a dança, de alguma forma, consegue adentrar os muros de uma escola, permitindo uma diversidade de olhares e de possibilidades para sua prática nas aulas de Educação Física. Visto que a dança traz essas possibilidades o objetivo dessa pesquisa foi investigar as manifestações da dança no contexto escolar a partir dos professores(as) de Educação Física da cidade de Paraopeba-MG. Ademais, entender a manifestação da Dança no cotidiano escolar a partir do olhar desses profissionais e compreender as manifestações da Dança e sua articulação com o universo escolar. Essa pesquisa é do tipo qualitativa na qual analisou a dança e sua articulação com a escola a partir das narrativas dos professores/as que atuam nas escolas da cidade de Paraopeba-MG. Os procedimentos metodológicos adotados foram pesquisas bibliográficas e de campo na qual foi utilizada a entrevista semiestruturada, gravada e transcrita com três professores de Educação Física da cidade para coletas de dados. A análise de dados foi feita por meio de técnicas de Análise de conteúdo, na qual foi produzido um quadro analítico com as falas dos professores, indicando nelas os núcleos de sentidos a partir das categorias elencadas: Dança e sua manifestação cultural e artística, Dança e sua articulação com a escola e Dança e seu processo de formação. Foi percebido que os professores narram o trabalho realizado com a dança e, de certa forma, buscam articular a cultura popular e o acervo cultural dos alunos nas aulas de Educação Física. As falas dos professores a respeito da dança apontam para uma aproximação e afinidade com a prática cultural dentro e fora da escola. Tais experiências com a dança se configura como fator influenciador para o planejamento e divulgação desta prática cultural no universo escolar por meio de ações educativas da Educação Física. Trechos abordados pelos professores trazem informações relevantes a contextualização dança no ambiente escolar apontando a dança na escola como uma apropriação cultural, uma forma de desmistificar, de se trabalhar as letras das músicas, os ritmos, a historicidade como conteúdos. Os professores percebem que a dança na escola permite que os alunos tragam as suas vivências dançantes. Nessa perspectiva, os professores trazem de suas vivências estilos diferentes para atrair os alunos, pois tratam a dança e sua composição rítmica, utilizando-se de Jump, Hitbox aliados a jogos e brincadeiras. A dança como manifestação cultural da cidade que atravessa os muros das escolas por meio das experiências proporcionadas pelos professores de Educação Física em suas ações educativas. |
Palavras-chave | Dança, Manifestação cultural, Educação Física Escolar |
Forma de apresentação..... | Vídeo |
Link para apresentação | Vídeo |
---|