"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15941

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação física
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde - Campus Florestal
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Paulo César Marques Ferreira
Orientador MARCILIA DE SOUSA SILVA
Título Dança e suas manifestações na escola: o olhar de professores de educação física escolar na cidade de Paraopeba-MG
Resumo A dança é uma manifestação cultural produzida em territórios e possibilita benefícios àqueles
que experimentam esta arte. Com manifestação produzida culturalmente, a dança, de
alguma forma, consegue adentrar os muros de uma escola, permitindo uma diversidade de
olhares e de possibilidades para sua prática nas aulas de Educação Física. Visto que a
dança traz essas possibilidades o objetivo dessa pesquisa foi investigar as manifestações da
dança no contexto escolar a partir dos professores(as) de Educação Física da cidade de
Paraopeba-MG. Ademais, entender a manifestação da Dança no cotidiano escolar a partir do
olhar desses profissionais e compreender as manifestações da Dança e sua articulação com
o universo escolar. Essa pesquisa é do tipo qualitativa na qual analisou a dança e sua
articulação com a escola a partir das narrativas dos professores/as que atuam nas escolas
da cidade de Paraopeba-MG. Os procedimentos metodológicos adotados foram pesquisas
bibliográficas e de campo na qual foi utilizada a entrevista semiestruturada, gravada e
transcrita com três professores de Educação Física da cidade para coletas de dados. A
análise de dados foi feita por meio de técnicas de Análise de conteúdo, na qual foi produzido
um quadro analítico com as falas dos professores, indicando nelas os núcleos de sentidos a
partir das categorias elencadas: Dança e sua manifestação cultural e artística, Dança e sua
articulação com a escola e Dança e seu processo de formação. Foi percebido que os
professores narram o trabalho realizado com a dança e, de certa forma, buscam articular a
cultura popular e o acervo cultural dos alunos nas aulas de Educação Física. As falas dos
professores a respeito da dança apontam para uma aproximação e afinidade com a prática
cultural dentro e fora da escola. Tais experiências com a dança se configura como fator
influenciador para o planejamento e divulgação desta prática cultural no universo escolar por
meio de ações educativas da Educação Física. Trechos abordados pelos professores trazem
informações relevantes a contextualização dança no ambiente escolar apontando a dança na
escola como uma apropriação cultural, uma forma de desmistificar, de se trabalhar as letras
das músicas, os ritmos, a historicidade como conteúdos. Os professores percebem que a
dança na escola permite que os alunos tragam as suas vivências dançantes. Nessa
perspectiva, os professores trazem de suas vivências estilos diferentes para atrair os alunos,
pois tratam a dança e sua composição rítmica, utilizando-se de Jump, Hitbox aliados a jogos
e brincadeiras. A dança como manifestação cultural da cidade que atravessa os muros das
escolas por meio das experiências proporcionadas pelos professores de Educação Física em
suas ações educativas.
Palavras-chave Dança, Manifestação cultural, Educação Física Escolar
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,64 segundos.