"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15936

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor José Gomes Thomaz
Orientador ALVANIZE VALENTE FERNANDES FERENC
Título Fracasso escolar, sentido e acontecimento: interlocuções a partir de Charles Taylor, Gilles Deleuze e Bernard Charlot
Resumo A cultura moderna é fortemente influenciada pelos valores de mérito e autorresponsabilidade, aos quais para o filósofo canadense, Charles Taylor, corresponde um self pontual. O problema é que pelo fato de ser dominado por uma dinâmica racional da vida, tal self expressa um sujeito descontextualizado e inexistente, que tem no autocontrole, na individualidade e no trabalho produtivo o fundamento da sua autoestima e reconhecimento social. A escola enquanto instituição social, não deixa de ser afetada por esses valores. Resulta, portanto, que o fracasso do estudante é resultado apenas das suas ações e esforço pessoal. Porém, o que as pesquisas nesse campo verificam é que tal situação não pode ser atribuída a uma individualidade somente, sendo necessário considerar fatores como posição social, referências familiares, gênero, e outros. Para Bernard Charlot, o fracasso escolar não existe e deve ser compreendido a partir dos sentidos que o aluno estabelece no processo de aprendizado, devendo ser problematizado a partir de uma metodologia relacional e subjetiva, na qual o estudante aprende se aprender fizer sentido para ele. Porém, em sua abordagem, ao situar o fracasso no campo dos sentidos, o pesquisador não faz, necessariamente, uma discussão sobre o que é sentido, deixando a questão em aberto. Para Gilles Deleuze, o sentido seria algo irredutível às coisas e ao estado de coisas. É um atributo que não designa uma qualidade real. E nesse sentido é um acontecimento, pois um acontecimento não se refere a coisas ou estado de coisas. Logo, se para Charlot o fracasso escolar não existe, para Deleuze os sentidos não existem na medida em que não designam qualidades reais e para Taylor, o sujeito moderno também não existe, seria possível argumentar que o fracasso escolar no campo dos sentidos é acontecimento? Tendo levantado tal questão, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa, com base na pesquisa bibliográfica, considerando as obras de Bernard Charlot, Charles Taylor e Gilles Deleuze. A partir das leituras, buscamos relacionar as características do fracasso escolar em Bernard Charlot com as que definem o sentido, isto é, o acontecimento. Compreendemos que a possibilidade de tratar o fracasso escolar como acontecimento, pode ser verificada por satisfazer condições que o definem e pelas relações que provoca. Dentre as quais citamos: o rompimento com a linearidade das experiências cotidianas escolares, revelando nesse espaço uma singularidade, carregada de imprevisibilidade; o paradoxo opositivo entre fracasso e sucesso; e a existência de um poder revelador e de afetação, manifestado nas experiências dos sujeitos, na sua corporeidade e nas relações nas quais está inserido. Por fim, concluímos que compreender o fracasso escolar a partir dos sentidos, implica na noção de acontecimento, abrindo, portanto novas possibilidades explicativas e perspectivas para tratar desse fenômeno complexo que há muito vem chamando a atenção de diferentes pesquisadores.
Palavras-chave Fracasso escolar, sentido, acontecimento
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,66 segundos.