"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15924

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Mairla Lima Oliveira
Orientador FABRICIO VASSALLI ZANELLI
Outros membros Fernanda Fortunato Barbosa, Gilmar de Souza Oliveira, Mantu Coutinho Baptista, Mônica Teixeira da Silva, Sílvia Oliveira Lopes
Título Cozinha-Escola: Agroecologia e Formação Profissional na Escola Família Agrícola Paulo Freire
Resumo As Escolas Família Agrícola (EFAs) são instituições de referência na Educação do Campo brasileira, tendo em vista o desenvolvimento de uma pedagogia que respeita e potencializa a especificidades dos povos do campo. O projeto Cozinha-Escola é realizado pela UFV na EFA Paulo Freire em Acaiaca-MG, e tem o objetivo de contribuir na formação profissional dos jovens do campo, vinculando as práticas agroecológicas com a soberania alimentar e a geração de renda dos jovens e suas famílias. Ao longo dos primeiros seis meses foram realizadas as seguintes ações: reuniões semanais de estudo e planejamento da equipe do projeto; elaboração e aplicação de um questionário para os estudantes da escola, via Google Formulários; e realização de entrevistas semiestruturadas via Google Meet com sete educadores da EFA. A partir das entrevistas realizadas e do formulário aplicado, foi feito um levantamento das demandas da escola para a implantação da Cozinha-Escola de maneira a garantir o funcionamento de todos os materiais e, ao mesmo tempo potencializar o uso desse espaço dentro das ações educativas da escola. Desse levantamento surgiu uma lista com 12 Oficinas, cujos temas foram: Manejo Agroecológico de Solos e Alimentação; Sementes Crioulas; Alimentação e Cultura popular; Agricultura Urbana; Manipulação de plantas Medicinais; Processamento de Juçara e Banana; Panificados; Polpas, Geleias e Doces; Desidratação de Alimentos; Legislação de Agroindústrias; Práticas de Ensino de ciências na cozinha da escola. Estas oficinas estão em fase de planejamento e serão realizadas dentro dos próximos três meses, e nelas serão trabalhadas as demandas apresentadas pelos estudantes e educadores da EFA. O planejamento dessas oficinas contará com múltiplos recursos digitais, de maneira a torná-las mais dinâmicas e atrativas aos jovens do campo e suas famílias.
Está sendo construída uma “planta baixa” para estruturar a cozinha da escola de acordo com as normas da vigilância sanitária. A fase final do projeto pretende articular toda a dinâmica da cozinha-escola com as práticas didáticas presentes na escola, buscando potencializar o espaço da cozinha como um espaço de ciência, de ensino e de aprendizagem. A expectativa é deixar para os educandos e educadores um processo formativo que seja perene, e que seja fortalecido através de produções impressas e digitais do projeto, tais como cartilhas, folders, apostilas, acervo digital, entre outros.
Palavras-chave Educação, agroecologia, agricultura familiar e soberania alimentar
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,64 segundos.