Resumo |
O presente trabalho é referente às experiências vivenciadas por residentes durante o primeiro módulo do Programa de Residência Pedagógica Núcleo de Geografia da Universidade Federal de Viçosa, financiado pelo Programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES). Dessa maneira, o tema do trabalho é “Experiências e perspectivas na produção de uma cartilha geográfica de comemoração dos 300 anos de Minas Gerais com enfoque nas geograficidades de Minas Gerais, Zona da Mata e Viçosa”. O trabalho reflete as experiências de residentes na produção de uma cartilha durante a pandemia da Covid-19 na Escola Estadual Effie Rolfs, localizada na cidade de Viçosa em Minas Gerais, no ano de 2020 com regime de ensino não presencial. O produto era direcionado primeiramente à estudantes do 6° e 8° ano da Escola Estadual Effie Rolfs e posteriormente foi divulgado em um blog do Residência Pedagógica da escola mencionada e em outros espaços virtuais. O trabalho se justifica pela necessidade de compartilhar a produção de materiais pedagógicos que dialoguem com construções conceituais na Geografia e que permitam alcançar um ensino interdisciplinar durante a pandemia. Os objetivos deste trabalho convergem com a proposta de compartilhar perspectivas e potencialidades acerca da produção coletiva de uma cartilha geográfica sobre os 300 anos de Minas Gerais e evidenciar a importância da formação teórica em consonância com a prática pedagógica na escola durante a pandemia. A metodologia aplicada é qualitativa e contempla a análise documental acerca da cartilha construída e pesquisa teórica sobre a relação dos usos de cartilhas no ensino de Geografia. Assim, os resultados alcançados com a cartilha são traduzidos pela elaboração de conteúdos geográficos de forma interdisciplinar; ampliação da capacidade de leitura por partes das/os estudantes acerca da sua realidade; disponibilização de materiais interdisciplinares que forneçam à educadores e educandos estratégias de discussão sobre múltiplas escalas; formulação de estratégias de adaptação do ensino em contexto remoto para educadores/as e residentes e publicização junto à outras/os professoras/es acerca das possibilidades de produção de saberes geográficos através do uso de ferramentas de leitura e investigação pedagógica. Ao refletir sobre a cartilha produzida, o trabalho apresenta os desafios de elaboração de materiais didáticos no contexto de pandemia imposto pela limitação de discentes e docentes no uso de ferramentas digitais, mas evidencia como a produção e uso de cartilhas no ensino favorece a divulgação e construção de materiais didáticos que possibilitam a prática pedagógica de investigação, leitura, construção de mecanismos intelectuais na trajetória formativa de docentes, educandos e estudantes dos cursos de Licenciatura nesse contexto, além das contribuições conceituais alcançadas no Ensino de Geografia. |