"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15923

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Geografia
Setor Departamento de Geografia
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Maria Aline dos Santos
Orientador FERNANDO CONDE VEIGA
Outros membros JANETE REGINA DE OLIVEIRA
Título Relato de experiência sobre a cartilha de 300 anos da história de Minas Gerais na Escola Estadual Effie Rolfs em 2020
Resumo O presente trabalho é referente às experiências vivenciadas por residentes durante o primeiro módulo do Programa de Residência Pedagógica Núcleo de Geografia da Universidade Federal de Viçosa, financiado pelo Programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES). Dessa maneira, o tema do trabalho é “Experiências e perspectivas na produção de uma cartilha geográfica de comemoração dos 300 anos de Minas Gerais com enfoque nas geograficidades de Minas Gerais, Zona da Mata e Viçosa”. O trabalho reflete as experiências de residentes na produção de uma cartilha durante a pandemia da Covid-19 na Escola Estadual Effie Rolfs, localizada na cidade de Viçosa em Minas Gerais, no ano de 2020 com regime de ensino não presencial. O produto era direcionado primeiramente à estudantes do 6° e 8° ano da Escola Estadual Effie Rolfs e posteriormente foi divulgado em um blog do Residência Pedagógica da escola mencionada e em outros espaços virtuais. O trabalho se justifica pela necessidade de compartilhar a produção de materiais pedagógicos que dialoguem com construções conceituais na Geografia e que permitam alcançar um ensino interdisciplinar durante a pandemia. Os objetivos deste trabalho convergem com a proposta de compartilhar perspectivas e potencialidades acerca da produção coletiva de uma cartilha geográfica sobre os 300 anos de Minas Gerais e evidenciar a importância da formação teórica em consonância com a prática pedagógica na escola durante a pandemia. A metodologia aplicada é qualitativa e contempla a análise documental acerca da cartilha construída e pesquisa teórica sobre a relação dos usos de cartilhas no ensino de Geografia. Assim, os resultados alcançados com a cartilha são traduzidos pela elaboração de conteúdos geográficos de forma interdisciplinar; ampliação da capacidade de leitura por partes das/os estudantes acerca da sua realidade; disponibilização de materiais interdisciplinares que forneçam à educadores e educandos estratégias de discussão sobre múltiplas escalas; formulação de estratégias de adaptação do ensino em contexto remoto para educadores/as e residentes e publicização junto à outras/os professoras/es acerca das possibilidades de produção de saberes geográficos através do uso de ferramentas de leitura e investigação pedagógica. Ao refletir sobre a cartilha produzida, o trabalho apresenta os desafios de elaboração de materiais didáticos no contexto de pandemia imposto pela limitação de discentes e docentes no uso de ferramentas digitais, mas evidencia como a produção e uso de cartilhas no ensino favorece a divulgação e construção de materiais didáticos que possibilitam a prática pedagógica de investigação, leitura, construção de mecanismos intelectuais na trajetória formativa de docentes, educandos e estudantes dos cursos de Licenciatura nesse contexto, além das contribuições conceituais alcançadas no Ensino de Geografia.
Palavras-chave Ensino de Geografia, Experiência, Cartilha geográfica.
Forma de apresentação..... Vídeo
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