Outros membros |
Adenis Alves Ferreira, Antônio Consentino Teixeira Oliveira, Fernanda Corbelli de Magalhães, Filipe Bueno Pena de Carvalho, Lucas Andrade Teixeira, Luiz Gustavo Teixeira Moreira, Mariana Magalhães Caetano |
Resumo |
A pandemia da covid-19 vivida no último ano intensificou a digitalização da informação e as mudanças nos hábitos das pessoas por conta do distanciamento social. Dada a impossibilidade de promover discussões, capacitações e eventos de forma presencial, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Fruticultura da Universidade Federal de Viçosa (GEPFRUT-UFV) idealizou o projeto “Saber Cultura” com o objetivo de utilizar as mídias sociais para difundir conhecimentos básicos acerca de culturas frutíferas e incentivar o contínuo aprendizado dos membros. Esse projeto consiste em uma série de publicações informativas feitas no perfil do grupo na rede social Instagram (@gepfrut_ufv) sobre espécies frutíferas. As informações divulgadas tiveram como base bibliográfica documentos escritos pelos próprios integrantes do grupo. Ao todo, foram feitos materiais sobre 10 culturas: morangueiro, videira, pereira, pessegueiro, lichieira, açaizeiro, mamoeiro, bananeira, goiabeira e abacateiro. Dos tópicos abordados, selecionaram-se três para intitular cada postagem, sendo “Tratos culturais”, “Pragas e manejo” e “Doenças e manejo'' para cada cultura. Dessa forma, o conteúdo parcelado funcionou como um convite para a leitura completa do material, que fora disponibilizado na biografia do perfil @gepfrut_ufv. Uma primeira postagem que descreveu a classificação das fruteiras quanto ao clima (tropicais, subtropicais e temperadas) foi feita para introduzir o tema. Em seguida, de maio de 2020 até fevereiro de 2021 foram publicadas as três postagens acerca de cada espécie. Dessa forma, somam-se 22 postagens, ainda faltando as culturas da bananeira, goiabeira e abacateiro. Até julho de 2021, as publicações alcançaram 16077 usuários, o que representa uma média de 730 por publicação. Uma métrica relevante são os 133 compartilhamentos totais que o projeto alcançou até agora. Isso indica que 133 usuários consideraram o conteúdo relevante ao ponto de o enviarem a outras pessoas, fato determinante para o alcance obtido. Além disso, existe a função salvamento, na qual os usuários marcam o postagem de interesse para facilitar o acesso em momento posterior. Ao todo, ocorreram 104 salvamentos, demonstrando que, 104 vezes, os usuários almejaram estudar o conteúdo mais de uma vez. O público que segue o perfil do GEPFRUT-UFV no Instagram é de pouco mais de 2.200 pessoas, dos quais quase 85% possuem entre 18 e 34 anos; pessoas interessadas em fruticultura, estudantes e profissionais em pleno desenvolvimento e atuação no setor. As postagens do material já preparado serão feitas nos próximos meses e o interesse é prosseguir com o projeto desenvolvendo materiais de culturas ainda não abordadas. Dessa forma, conclui-se que o projeto “Saber Cultura” foi efetivo em contribuir com a difusão de conhecimentos básicos acerca de culturas frutíferas por meio de mídia social, sendo uma alternativa viável principalmente em situações com limitação de eventos presenciais, devido a pandemia de covid-19. |