"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15911

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Florestal
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Mario Lucas Miguel
Orientador LEANDRO JOSE DOS SANTOS
Outros membros LEONARDO ANTONIO MENDES DE SOUZA
Título Ciência, Pseudociência e Movimentos Anticientíficos
Resumo Nas últimas décadas a humanidade testemunhou um grande avanço em suas formas de comunicação graças a uma grande facilidade de acesso à internet e ao surgimento das redes sociais. Assim como a imprensa, o rádio e a televisão causaram um forte impacto na conjectura política, cultural e ideológica de seus respectivos períodos históricos o advento das redes sociais vem causando transformações significativas na sociabilidade do nosso tempo. Em primeiro lugar é necessário caracterizar a dinâmica de propagação de informação nas redes sociais. De forma qualitativa a proposta das mídias sociais consiste em transformar o usuário em um produtor de conteúdo, há pouca ou nenhuma restrição para ingressar nessas mídias e os mecanismos de moderação ainda estão em estágios iniciais de desenvolvimento, visto que a moderação nesses ambientes frequentemente entra em conflito com reivindicações ao direito à liberdade de expressão dos usuários/produtores de conteúdo. Cada rede social tem seu próprio algoritmo de funcionamento, que é segredo corporativo, e por esse motivo fica difícil entender quantitativamente a forma pela qual o conteúdo é distribuído, quais critérios são utilizados para regular o alcance de cada publicação dentre outros parâmetros relevantes. O que podemos constatar de forma sensível é que o alcance de um determinado produtor de conteúdo e a influência que o mesmo exerce na formação das consciências de seus seguidores não está necessariamente associada à competência do produtor em uma dada área do conhecimento a qual o mesmo pretende discursar. Em inúmeros casos os apelos à moralidade, discursos emocionais e até mesmo o emprego de inverdades são utilizados como estratégia para manobrar as condutas dos seguidores. As principais consequências dessa dinâmica é o crescimento de grupos e movimentos com posturas abertamente anticientificistas, negacionistas ou pseudocientíficas. Em nossa pesquisa realizamos entrevistas com estudantes do ensino médio a fim de conhecer melhor as percepções dos mesmos a respeito dos processos envolvidos na produção e validação do conhecimento científico fazendo-os reagir a um conjunto de afirmações a respeito de temas como negacionismo climático, terraplanismo, hesitação vacinal e pseudociência quântica. Após a análise das entrevistas percebemos que os estudantes frequentemente confundem opinião e consenso científico e que carregam uma concepção dogmática de ciência, uma perspectiva que não contempla o caráter dialético da construção das ciências naturais introduzido por Popper.
Palavras-chave Ensino, Pseudociência, Negacionismo
Forma de apresentação..... Vídeo
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