ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Ensino |
Área de conhecimento |
Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática |
Educação |
Setor |
Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Florestal |
Conclusão de bolsa |
Não |
Primeiro autor |
Mario Lucas Miguel |
Orientador |
LEANDRO JOSE DOS SANTOS |
Outros membros |
LEONARDO ANTONIO MENDES DE SOUZA |
Título |
Ciência, Pseudociência e Movimentos Anticientíficos |
Resumo |
Nas últimas décadas a humanidade testemunhou um grande avanço em suas formas de comunicação graças a uma grande facilidade de acesso à internet e ao surgimento das redes sociais. Assim como a imprensa, o rádio e a televisão causaram um forte impacto na conjectura política, cultural e ideológica de seus respectivos períodos históricos o advento das redes sociais vem causando transformações significativas na sociabilidade do nosso tempo. Em primeiro lugar é necessário caracterizar a dinâmica de propagação de informação nas redes sociais. De forma qualitativa a proposta das mídias sociais consiste em transformar o usuário em um produtor de conteúdo, há pouca ou nenhuma restrição para ingressar nessas mídias e os mecanismos de moderação ainda estão em estágios iniciais de desenvolvimento, visto que a moderação nesses ambientes frequentemente entra em conflito com reivindicações ao direito à liberdade de expressão dos usuários/produtores de conteúdo. Cada rede social tem seu próprio algoritmo de funcionamento, que é segredo corporativo, e por esse motivo fica difícil entender quantitativamente a forma pela qual o conteúdo é distribuído, quais critérios são utilizados para regular o alcance de cada publicação dentre outros parâmetros relevantes. O que podemos constatar de forma sensível é que o alcance de um determinado produtor de conteúdo e a influência que o mesmo exerce na formação das consciências de seus seguidores não está necessariamente associada à competência do produtor em uma dada área do conhecimento a qual o mesmo pretende discursar. Em inúmeros casos os apelos à moralidade, discursos emocionais e até mesmo o emprego de inverdades são utilizados como estratégia para manobrar as condutas dos seguidores. As principais consequências dessa dinâmica é o crescimento de grupos e movimentos com posturas abertamente anticientificistas, negacionistas ou pseudocientíficas. Em nossa pesquisa realizamos entrevistas com estudantes do ensino médio a fim de conhecer melhor as percepções dos mesmos a respeito dos processos envolvidos na produção e validação do conhecimento científico fazendo-os reagir a um conjunto de afirmações a respeito de temas como negacionismo climático, terraplanismo, hesitação vacinal e pseudociência quântica. Após a análise das entrevistas percebemos que os estudantes frequentemente confundem opinião e consenso científico e que carregam uma concepção dogmática de ciência, uma perspectiva que não contempla o caráter dialético da construção das ciências naturais introduzido por Popper. |
Palavras-chave |
Ensino, Pseudociência, Negacionismo |
Forma de apresentação..... |
Vídeo |