"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15904

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Alice Adnet Moura da Silva
Orientador FELIPE NOGUEIRA BELLO SIMAS
Título Princípios e práticas para uma educação sustentável
Resumo A educação é um componente central para a tomada de consciência acerca de como as atividades humanas vem ameaçando cada vez mais a capacidade do planeta em suprir as necessidades das gerações futuras e a biodiversidade de forma geral. A educação sustentável e a aprendizagem transformadora buscam conhecimentos e habilidades que sustentem mudanças sociais no sentido da transição para uma cultura que apoie a vida. A educação sustentável vai além da educação ambiental demonstrando em todo o seu fazer os princípios sustentáveis. O objetivo deste trabalho é compreender os princípios teóricos e descrever exemplos práticos de educação sustentável. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, a partir da seleção e síntese de artigos e trabalhos nas seguintes abordagens: educação para a sustentabilidade, ecopedagogia, alfabetização ecológica e escolas sustentáveis. O foco foi identificar os princípios e práticas descritos na literatura como fundamentais para que a educação sustentável seja implementada. Além disso, foram analisados documentos, como relatórios e projetos político pedagógicos de quatro experiências de educação transformadora: Microbacia Escola, Águas para o Futuro, Arte na Terra, e o curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Viçosa. Selecionamos como estudo de caso o Programa de Educação Ambiental Microbacia Escola, a fim de descrever e analisar de forma mais detalhada as práticas desenvolvidas à luz do referencial teórico sobre Educação Sustentável. Para isso, foi organizado um grupo focal com parte da equipe envolvida nesta experiência educativa. Diante da necessária transformação dos processos pedagógicos para a reeducação da humanidade para a construção de uma cultura sustentável, as experiências educativas estudadas apresentam elementos importantes e inspiradores, a saber: uma visão de mundo sistêmica, de interdependência, de valorização da diversidade, cuidado e ética com a Terra; princípios e valores de cooperação, criticidade e aprendizado experiencial; a educação como forma de transformação, emancipação, prática social e política e de carácter ecopedagógico; educando como protagonista do processo de aprendizagem; currículo interdisciplinar e contextualizado com o território; metodologias de aprendizagem ativas, práticas em grupo, baseadas em situações problemas e o uso de tecnologias sociais em interação com a comunidade. De forma geral, o trabalho mostra que as experiências não escolares, como a Microbacia Escola e a Arte na Terra, tendem a ter maior autonomia para implementar de forma mais integral os princípios e práticas de uma educação sustentável. Já as experiências escolares - Licena e Águas para o Futuro, são limitadas por exigências de uma estrutura de ensino que, aparentemente, tende a demorar mais a aprender e a se transformar.
Palavras-chave Ecopedagogia, Alfabetização Ecológica, Educação Transformadora
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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