Resumo |
A pandemia trouxe muitos questionamentos sendo um deles referente ao nosso papel de educador e como fazê-lo em um momento com tantos desafios. A escola Santa Rita de Cássia em Viçosa foi uma das instituições que receberam estudantes do Programa de Residência Pedagógica. Aqui, trataremos especificamente das experiências vividas pelos residentes que atuam nessa escola em Ciências e Biologia refletindo sobre o ensino nesse período remoto. As atividades começaram em outubro de 2020 e inicialmente não sabíamos o que fazer diante das circunstâncias. A própria escola como toda a rede estadual ainda estava se adaptando a essa nova forma de executar o ensino dentro das múltiplas realidades dos professores e alunos. Como o ano letivo já estava perto do fim, seguimos apenas auxiliando as atividades já previstas pela escola em que os alunos resolviam os Planos de Estudo Tutorados (PETs) com auxílio dos livros didáticos e das aulas apresentadas na Rede Minas. Com o início do novo ano letivo, em fevereiro, foi estabelecido um novo modo de trabalho, e nós residentes passamos a atuar como professores. Nos dividimos entre as turmas do nosso preceptor, tanto do ensino fundamental onde lecionamos ciências quanto do ensino médio com biologia. Desde fevereiro até o momento estamos lecionando aulas semanais, seguindo a ordem dos conteúdos dos PETs, material disponibilizado para a rede estadual. As aulas são expositivas tanto no formato clássico quanto tentativas de dialógica, contudo, há uma resistência dos alunos mais velhos de participarem ativamente das aulas. Como recursos didáticos utilizamos a plataforma do Google Meet para transmissão das aulas, aliado a diferentes formas de apresentação de slides como o Google Slides e o Canvas. Esses são recursos que temos certeza que são compatíveis com os equipamentos dos residentes e alunos. Também já utilizamos o Google Forms, mas ele não se mostrou muito eficiente pois os alunos não responderam. O índice de presença dos alunos nas aulas varia desde o 6º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio sendo que os alunos do ensino médio são os que mais faltam às aulas. Em média as turmas do ensino médio são maiores, principalmente os 3º anos, contudo são as turmas com menor adesão às transmissões pelo Google Meet. Até o momento ainda não encontramos formas de aumentar a participação dos alunos para as aulas. Planejar e executar com sucesso momentos construtivos e estimulantes fica muito difícil sem conhecer a realidade dos alunos e ainda seguir as propostas da escola. Esse período nos mostrou que sem dados não conseguimos atingir um resultado palpável. Além disso, apesar dos esforços da escola, o modus operandi estabelecido para toda a rede estadual, não deixa abertura para planejarmos a melhor rota para otimizar o nosso desempenho, dificultando a adequação a cada realidade e causando grande prejuízo à educação. |