"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15901

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Talyta Carvalho de Siqueira
Orientador FERNANDA MIQUELAO RIBEIRO
Outros membros Alexandra Neri de Almeida, Jayane da Silva Xavier Ricardo, Juliana Aparecida Nicolau, Yuri Leandro Cupertino Silva
Título Vivenciando Práticas Inclusivas na pandemia
Resumo O presente trabalho visa compartilhar as experiências das atividades de extensão desenvolvidas no Grupo de Estudos Vivenciando Práticas Inclusivas, com a equipe docente e coordenadora dos Laboratórios de Desenvolvimento Infantil (LDI) e Desenvolvimento Humano (LDH), no âmbito da monitoria, em tempos de distanciamento social. Essas atividades fazem parte do Programa de Inclusão do LDI e LDH o qual tem por finalidade atuar na formação de professores e possibilitar a reflexão constante sobre o currículo para que atenda as necessidades e especificidades dos bebês e das crianças com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. As experiências de formação do Grupo de Estudos Vivenciando Práticas Inclusivas aconteceram virtualmente, a cada 15 dias, por meio da Plataforma do Google meet, contemplando temas como autismo, metodologias de avaliação, os impactos das políticas de educação inclusiva, dentre outros. Essas reflexões e discussões envolveram os monitores e profissionais dos Laboratórios, além de profissionais especializados da UFV e da comunidade de Viçosa. Nesse contexto de distanciamento social, entendemos que os desafios para romper as barreiras que existem para proporcionar experiências com significado, sentido e inclusivas são ainda maiores. Por isso, a formação de professores precisa ser entendida para além de um curso específico, mas como um processo constante, no dia a dia, enfrentando os desafios e compartilhando as experiências concretas. Partindo dessa premissa, os encontros oportunizaram as professoras e toda a equipe refletir e discutir sobre as práticas de atendimento das crianças e procurar desenvolver estratégias para a inclusão de todas as crianças atendidas no LDI e LDH. Nesse sentido, essa experiência foi enriquecedora para que pudéssemos compreender, conhecer os meios para desenvolvermos uma formação docente de qualidade, analisando toda a prática pedagógica. Nos possibilitou entender também como trabalhar esses diversos temas pensando na necessidade de nos adaptarmos a esse contexto. E, a partir daí pensar as intervenções necessárias para o desenvolvimento integral, em seus aspectos, social, moral, afetivo, físico, motor no atendimento aos bebês e as crianças com deficiência e suas famílias.
Palavras-chave Formação, Inclusão, Prática docente
Forma de apresentação..... Vídeo
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