Resumo |
As discriminações tanto de gênero quanto de etnia que acontece em todos os campos de nossa sociedade, inclusive no meio científico/acadêmico vem sendo abordadas de maneira educativa e vem sendo combatidas com mais frequência, e aos poucos estamos conseguindo uma conscientização tanto da sociedade quanto dos acadêmicos, que até então estavam em ambientes tradicionalistas e elitistas. Nossa sociedade possui muitos aspectos que precisam ser aprimorados, dentre eles, podemos citar a exclusão e o não reconhecimento dos trabalhos e obras feitos por pessoas de determinados gêneros e etnias. No meio acadêmico e científico, esse fato vem sendo demonstrado estatisticamente, e que deve ser extirpado, uma vez que etnia e gênero não definem capacidade técnica e intelectual de ninguém. Esse trabalho se baseia em uma atividade desenvolvida no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal, proposto pelo coordenador do núcleo de exatas e orientado pela supervisora da área, tendo como objetivo fortalecer e divulgar a luta contra qualquer tipo de discriminação se baseando na vida e obra da brilhante cientista espacial norte-americana Katherine Johnson, que teve como grande barreira o fato de ser uma mulher negra num período tão machista e racista como era os Estados Unidos da América do Norte na década de 90. O enorme legado deixado por Katherine Johnson inspirou uma importante obra de divulgação científica, o filme Estrelas Além do Tempo (Hidden Figures), dirigido pelo cineasta e roteirista estadunidense Theodore Malfi a obra conta com uma extensa lista de prêmios e indicações. As três matemáticas da NASA (Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson) representadas pelas brilhantes atrizes: Taraji P. Henson, Octavia Spencer e Janelle Monáe, respectivamente, ascenderam hierarquicamente na NASA após lidarem com o preconceito arraigado e provarem suas competências, e devido a essa ascensão tiveram condições de realizar grandes feitos para a humanidade. A matemática negra Katherine Johnson possibilitou tanto a missão na qual o astronauta John Glenn orbitou a Terra pela primeira vez no ano de 1962 quanto a chegada do homem à lua, nos permitindo construir no presente um debate relevante e lúcido que servirá como fonte de inspiração para gerações futuras. Por fim, esta pesquisa buscou um embasamento muito abrangente no campo da educação e tem o papel de elucidar que Ciência é feita por pessoas e não por gênero, etnia ou classe social, sendo assim, é dever dos acadêmicos que possuem elevado grau de instrução, combater dentro e fora da academia qualquer tipo de discriminação ou preconceito. |