Resumo |
Introdução: O Grupo de Estudos em Gestão Esportiva e Empreendedorismo (GE-EFICAP) foi pensado e desenvolvido pelos membros da Educação Física, Consultoria, Assessoria e Prestação de Serviços (EFICAP), e tem como objetivo realizar estudos e produções acadêmicas no campo da educação física, abordando um nicho teórico ainda pouco explorado da área, o empreendedorismo e a gestão enquanto possíveis campos de investigação em âmbito acadêmico e futuras portas de inserção e manutenção do profissional no mercado de trabalho. Em novembro de 2020 iniciamos sua constituição e seu primeiro encontro ocorreu em 15 de março de 2021, com um total de 28 inscritos dos cursos de Educação Física e Administração da UFV e de outras instituições de ensino. Objetivos: O presente resumo visa explicitar a experiência no processo de criação e organização do GE-EFICAP, a partir da visão de seus organizadores. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência sobre a organização do GE-EFICAP. Resultados: A organização do grupo de estudos teve pontos cruciais como a delimitação de seu público e de seu objetivo, o que foi proposto de acordo com a situação atual, em que as atividades remotas possibilitam que pessoas de diferentes lugares se conectem, estabelecendo que a participação seria aberta a outras instituições o que fortalece as trocas de experiências e os debates no grupo. Inicialmente os encontros seriam baseados em debates de artigos e conteúdo dessa área, contudo observando o desenvolvimento após o segundo encontro e a realidade de estresse acadêmico da maioria dos membros, foi optado por convidar palestrantes externos, o que promoveu o contato com profissionais, das diferentes áreas da Gestão, do Marketing esportivo e do empreendedorismo, que trouxeram suas vivências e experiências no mercado, aliando dessa forma os conhecimento teórico visto a partir dos estudos a prática destes profissionais. Conclusão: De acordo com as pesquisas de satisfação realizadas após cada encontro, o grupo de estudos atendeu às expectativas criadas ao proporcionar para os alunos participantes a conexão entre conhecimentos nos campos teóricos e práticos. A partir da interlocução de experiências com os sujeitos de outras instituições também foi possível notar que geralmente os cursos de Educação Física não oferecem conteúdos nessas áreas, aumentando assim o impacto e a importância da iniciativa do GE-EFICAP, que a partir dos trabalhos desenvolvidos cria um respaldo para a exploração de uma área ainda pouco estudada, situação que também contribuiu com o avanço em produções acadêmicas. |