"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15892

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Rio Paranaíba
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Diogo Antônio Ribeiro Martins
Orientador HERNANI MARTINS JUNIOR
Outros membros CLAUDIA ELIZA PATROCINIO DE OLIVEIRA, FABIO COELHO SAMPAIO, Gabriella Elisa Magalhães e Silva, Julia Marques Lucas da Cruz, Natália Moura Proença da Silva, VANDA DO CARMO LUCAS DOS SANTOS, VIRGINIA SOUZA SANTOS
Título Projeto Rondon - Operação Lobo - Guará: Tecnologia e Produção Lobo-Guará nos municípios de Águas Lindas - GO e Cabeceira Grande - MG.
Resumo O Projeto Rondon busca integração social que envolve a participação de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas ou privadas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável calcado na transversalidade dos saberes, com fulcro no bem-estar da população e, ao mesmo tempo, na formação cidadã dos discentes das IES. Considerando o escopo de transversalidade do Simpósio de Integração Acadêmica (SIA), será apresentada as atividades propostas dentro da área temática Tecnologia e Produção, que foram planejadas e serão desenvolvidas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) na Operação Lobo-Guará-Conjunto B do Projeto Rondon, nos municípios de Cabeceira Grande-MG e Águas Lindas - GO. A proposta de trabalho foi aprovada pelo Ministério da Defesa, Governo Federal, Brasil, segundo os requisitos do edital lançado em 2019, que teve a execução agendada para julho de 2022 devido à pandemia. Para a proposição das atividades, inicialmente foi realizado um diagnóstico utilizando informações de diferentes bancos de dados. Assim, para a área temática Tecnologia e Produção, as atividades compreenderam oficinas e/ou minicursos relacionados à Produção de Alimentos; Reaproveitamento de Material Orgânico; Boas Práticas de Manipulação de Alimentos; Matérias Primas na Produção de Alimentos; Produção Artesanal e Plano de Negócio. O escopo de tais atividades serão posteriormente confirmadas/aprimoradas na viagem precursora ao município, para que os agentes multiplicadores da comunidade recebam os conhecimentos segundo as necessidades e/ou realidade in locu. Após a definição da equipe de rondonistas, composta por dois professores e oito estudantes do Campus de Rio Paranaíba, serão realizados treinamentos prático-teóricos visando definir as melhores estratégias técnicas e de ensino/didática para o desenvolvimento das atividades propostas. Em perspectiva, ao final da operação, espera-se que estudantes, professores e comunidade cresçam em nível social, profissional e, principalmente, de cidadania.
Palavras-chave Projeto Rondon, Tecnologia e Produção, Operação Lobo-Guará
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,64 segundos.