"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15891

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Laísa Medina Silva
Orientador MARIA APARECIDA DOS SANTOS
Outros membros ANTONIELLA MATOS CORDEIRO, Lucilene Rosa Caetano, Monalisa Lopes Teixeira
Título O que os bebês estão a nos dizer: um relato de experiência do atendimento remoto do Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI)
Resumo O presente relato refere-se aos registros e compartilhamentos feitos pelas famílias dos bebês do turno manhã e tarde, ao longo do atendimento remoto no ano de 2020, do Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI). Tais registros nos mostravam o que os bebês estavam a nos dizer e a descobrir. As ações foram planejadas e desenvolvidas com 16 bebês, sendo 8 em cada turno de atendimento, tendo como objetivo geral apoiar as famílias durante o cenário pandêmico. Por meio das ações desenvolvidas com os bebês, buscamos conhecer as necessidades do grupo de crianças e famílias, a fim de promover o acolhimento e criar vínculos afetivos. Os bebês vivenciaram suas primeiras descobertas integralmente no espaço-casa e é justamente nesse ambiente que o bebê se constitui como pessoa e inicia suas primeiras interações sociais, que envolvem segurança, aconchego e equilíbrio. Os bebês aprendem e descobrem tudo a sua volta, com o seu olhar curioso, com os deslocamentos pelos espaços, o toque, o choro, o engatinhar, os primeiros passos, e dentre outras potencialidades que vão sendo desenvolvidas. Metodologicamente, foram propostas ações que contemplassem o desenvolvimento integral dos bebês, indo ao encontro da Proposta Político Pedagógica do Laboratório, bem como do espaço-casa. Foi utilizada a voz como possibilidade de troca com o bebê, por meio da música, história, poema e poesia, bem como sugestões de brincadeiras sensoriais, kits de materiais brincantes e o brincar em diferentes espaços. As descobertas dos bebês aconteciam por todos os espaços da casa e tudo era novidade e inédito. Uma das famílias relatou em uma reunião coletiva, que sua filha “experimenta a casa toda, tirando tudo do lugar”. Como é potente as interrogações que os bebês fazem do mundo e dos objetos que estão a sua volta e o quanto é sensível o olhar do bebê para os pequenos detalhes do que compõe esses espaços. O encantamento se fez presente na ação ativa desses pequenos pesquisadores, que se encantam com os sons, cores, texturas e se aprofundavam nas descobertas. Toda essa potência da ação traz sentido para sua existência e vivência plena da infância. A entonação e frequência da voz humana despertou um olhar atento do bebê para o som da palavra. Por meio dos relatos das famílias, tivemos conhecimento de que os bebês estavam atentos à voz da equipe docente, que chegou às suas casas por meio de áudios, enviados pelas professoras, dos sons dos animais, da natureza, dentre outros. Em uma reunião coletiva com as famílias atendidas no berçário, um bebê correu para próximo do pai e da mãe e sorriu, bem como ficou observando por aproximadamente uns dois minutos e balbuciou. Percebemos a voz enquanto instrumento de trabalho que permitiu encontros, diálogos e que contribuíram com a ampliação das capacidades cognitivas dos bebês. Nesse sentido, escutar, observar e promover encontros se fez necessário, para contribuir com o pleno desenvolvimento dos bebês e criação dos vínculos afetivos.
Palavras-chave Bebê, Atendimento remoto, Famílias
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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