"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15886

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática História
Setor Departamento de História
Bolsa PIBITI/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Lara de Godoi Soares
Orientador THIAGO HENRIQUE MOTA SILVA
Título Elaboração de Código QR nas dinâmicas de comunicação do Museu do Oratório - ICFG
Resumo A utilização de uma história única europeia como um modelo a ser seguido reduz as vivências e realizações do indivíduo e da comunidade negra sempre a um ocidental em potência. Essas questões também estão presentes na Arte, causando a necessidade de uma desconstrução que abarque todos os campos do conhecimento. Com base nessas concepções e por meio da análise do Museu do Oratório, inaugurado em 1998 e em funcionamento até os dias atuais busquei entender: Como solucionar o problema da invisibilidade de artistas negros em museus brasileiros? A alternativa para tal problema é a utilização do Código QR nos expositores das peças afro-brasileiras, visto que as placas presentes no museu contém informações desatualizadas e racistas. Assim, o visitante poderá acessar uma página contendo informações novas, feita a partir dessa pesquisa, contendo as análises das peças, seus significados e sua musealização, além da desconstrução de concepções racistas. Objetiva-se desconstruir a ideia de barbaridade e tolice imposta as peças afro-brasileiras presentes nas descrições atuais do Museu do Oratório; permitir novas pesquisas sobre a temática da História da Arte Afro-brasileira; promover uma mudança social, ao modificar a experiência de visitas no Museu, visando demonstrar a multiplicidade de fazeres e a individualização dos negros escravizadas no século XIX no território brasileiro, permitindo a educação das relações étnico-raciais e visando diminuir os preconceitos e as ignorâncias da população, além de promover uma integração entre a tecnologia e os visitantes, incentivando a relação do público com as informações das peças afro-brasileiras expostas. O material utilizado foi o Código QR, um código bidimensional, o qual permite uma grande concentração de informações com velocidade nas leituras, com a possibilidade de ser lido pela maioria dos celulares atuais. Os softwares inseridos em ambientes como museus, galerias de artes e outras instituições culturais fornecem estímulos e aumentam o número de atividades econômicas criativas no local. Além disso, a criação e utilização do QR Code nos museus pode garantir uma aproximação entre o museu e o visitante, sendo também um meio de acessibilidade, com a inclusão de pessoas surdas no local. Devido às complicações do Coronavírus no Brasil não foi possível realizar as entrevistas aos funcionários, visitantes e pessoas da comunidade em torno do museu, logo foi modificada a forma de trabalho ao colocar junto às informações obtidas com as pesquisas realizadas no projeto sugestões de visitas a festas ou locais já presentes no círculo cultural da cidade. O Museu do Oratório esteve fechado durante a realização do projeto, sendo impossível fazer as instalações no local. Pode-se concluir que o projeto foi limitado devido aos agravantes da pandemia, mas às pesquisas realizadas nesse período poderão entrar em contato com os visitantes quando se estabilizarem as visitas no local.
Palavras-chave Museu do Oratório, Arte Afro-brasileira, História da Arte
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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