"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15874

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Comunicação
Setor Departamento de Comunicação Social
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Daniel Lucas Santos da Silva
Orientador RENNAN LANNA MARTINS MAFRA
Título “Sua avó entende sua tese? Sua tese entende sua avó?: a emergência de sujeitos políticos e a configuração de uma cena polêmica enunciativa em contextos de comunicação pública da ciência no Twitter
Resumo O Twitter, criado em 2006, emerge como um local de ressonância de temas e discussões que repercute e ganha diferentes desdobramentos gerando um tipo de efeito na opinião dos indivíduos a respeito dos temas em discussão. A rede social possui forte interface com a comunicação política, de modo que suas potencialidades já vem sendo recorrentemente alvo de pesquisas, especialmente dentro das articulações e estratégias de atores políticos. Entre uma das discussões, em 2020, surge uma pergunta: “Sua avó entende sua tese?”. A princípio, seu intuito era convidar pesquisadores e pesquisadoras a refletirem sobre o distanciamento social da produção científica. Contudo, a construção da frase revela pontos interessantes sobre a comunicação pública da ciência. Esta não é a primeira vez que esta formulação aparece: o Science Blogs Brasil, plataforma vinculada à Unicamp, lançou em 2013 o prêmio "Explique sua tese para a vovó", na qual convidava pesquisadores a explicarem seus trabalhos sem o “jargão acadêmico” de uma maneira que "até sua avó" entenderia. Os elementos extradiscursivos que revelam diferentes níveis de divisões entre quem pode fazer parte da ordem do discurso e quem permanece fora de um espaço previamente definido como “comum” podem ser vistos neste questionamento. É dessa forma que, tomando a emergência midiatizada dessa polêmica no âmbito do Twitter, esse trabalho busca refletir a) como o discurso sobre produção e circulação científica no Brasil contribui para os dilemas e eixos assimétricos de relações de poder historicamente constituídas; b) como os produtores de ciência se relacionam com outros saberes; c) em que medida este meme permite a nossa observação de uma cena enunciativa sobre a própria ciência no contexto do Twitter; d) e como a comunicação pública da ciência surge como um lugar do dissenso e da emergência de sujeitos políticos pela ótica de I) obras que discutam a interação entre ciência, sociedade e espaço público; II) textos que abordam relações conceituais entre o sistema de comunicação pública e a midiatização; III) trabalhos que nos ajudam a discutir a comunicação pública da ciência como lugar do dissenso, da polêmica e da emergência de sujeitos políticos. Para realizar as análises e a coleta do corpus, contamos com a metodologia do paradigma indiciário, fundamentado pelo pesquisador José Luiz Braga, em que a comunicação é posta como uma ciência interpretativa. Após realizar as reflexões aqui apresentadas, esta pesquisa pretende produzir dois artigos como resultados das discussões: I) Investigar a emergência de sujeitos políticos no contexto dos tweets acima mencionados a partir de polêmicas que denunciam desigualdades na relação entre ciência e sociedade; II) Analisar a emergência de uma cena polêmica no que se refere à divulgação científica e à emergência de sujeitos políticos cientistas e sujeitos políticos jornalistas.
Palavras-chave Twitter, Comunicação Científica, Paradigma Indiciário
Forma de apresentação..... Vídeo
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