Resumo |
Em 2002, a Lei n° 10.436 reconheceu a Língua Brasileira de Sinais - Libras como forma de expressão e comunicação das comunidades Surdas brasileiras (BRASIL, 2002). Posteriormente, em 2005, o decreto 5.626 regulamenta a referida lei, e estabelece a obrigatoriedade de implementação da Libras nas instituições públicas de Ensino Superior (BRASIL, 2005). O reconhecimento linguístico e cultural das pessoas Surdas, assim como a chegada da Libras nas universidades é consequência de um longo histórico de lutas e reivindicações (BRITO, 2013; NORA, 2017). Nesse sentido, entende-se que a inserção de disciplinas de Libras no ensino superior figura-se como uma iniciativa decolonial (MIGNOLO, 2004, 2017) dado que abrange uma série de questões de choques com ordens hegemônicas de grupos historicamente marginalizados. Uma vez inseridas nos contextos de ensino superior, as disciplinas promovem um novo espaço de expressão e visibilidade para a comunidade Surda, corroboram com a disseminação e reflexões sobre a Libras, a história, os direitos e as características culturais dos Surdos e, além disso, contribuem para a formação de professores com vistas a transformar contextos educacionais estimulando mudanças sociais. Entretanto, a presença da Libras nas universidades implica a continuidade de conflitos, diante a hegemonia ouvinte. Por isso, para que as disciplinas cumpram seu papel efetivo, sua estruturação e condução precisam comprometer-se com as demandas sociais e políticas das pessoas Surdas. Nesse cenário, insere-se a pesquisa de mestrado que objetiva analisar a estruturação dessas disciplinas em universidades mineiras. O presente trabalho caracteriza-se como uma das ações dessa proposta. Desse modo, objetiva-se aqui apresentar os resultados de um panorama inicial acerca da organização de disciplinas de Libras, oferecidas em 3 Universidades Federais de Minas Gerais, que objetivou identificar se existem aspectos estruturais presentes nas ementas das disciplinas que possam contribuir para uma formação crítica de professores. Realizou-se um levantamento e análise comparativa das ementas de disciplinas de Libras de três instituições, a Universidade Federal de Viçosa - UFV, a Universidade Federal de São João del - Rei – UFSJ, e a Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Posteriormente, efetuou-se uma busca online e análise de conteúdo (BARDIN, 1997) das ementas e planos de ensino, buscando compreender os temas e objetivos de cada disciplina. A realização deste trabalho possibilitou perceber a variabilidade entre as disciplinas, todas consideram os aspectos históricos, culturais, identitários e educacionais, entretanto, uma delas focaliza nos aspectos linguísticos e o ensino de vocabulário, em compensação esta possui a maior carga horária. Assim, identificou-se a presença de conteúdos que podem auxiliar para uma formação crítica, tornando os licenciandos conscientes das particularidades das pessoas Surdas. |