Resumo |
A Zona da Mata Mineira é reconhecida pelo seu protagonismo na agricultura de base agroecológica e orgânica. Uma das atividades econômicas que predomina nessa região é a pecuária leiteira. Muitos proprietários relatam que a comercialização do leite tem a vantagem de gerar uma renda mensal, contrapondo-se a sazonalidade da produção agrícola. No entanto, por meio das atividades realizadas pelo Grupo de Extensão e Pesquisa Animais para Agroecologia da Universidade Federal de Viçosa (UFV), notou-se que muitas propriedades enfrentam problemas quantitativos pela baixa produtividade animal e inconstância na produção pela falta de planejamento reprodutivo e alimentar. Também foram encontrados problemas qualitativos pela inconformidade com as legislações e baixo controle sanitário dos animais, que resulta em déficit da segurança alimentar e risco de transmissão de doenças. Diante disso, o grupo, juntamente com o Departamento de Veterinária da UFV, por meio do projeto de extensão “Produção Agroecológica de Leite no Município de Viçosa e Paula Cândido”, tem desenvolvido atividades com o objetivo de colaborar com a melhoria na qualidade de vida dos agricultores por meio do aumento da eficiência da produção agroecológica e da comercialização de leite e derivados. Diante do atual cenário mundial, com a pandemia do COVID-19, as atividades foram realizadas de maneira remota. Dessa forma, o grupo conquistou um espaço na rádio da Fundação de Rádio e Televisão Educativa e Cultural de Viçosa (FRATEVI) (Universitária FM 100,7) , sendo essa uma estratégia para alcançar os produtores rurais, devido à dificuldade de acesso à internet na zona rural. Assim, foram transmitidos um total de 9 programas semanais a partir de maio de 2021, contemplando temas como manejo alimentar, sanitário e reprodutivo de bovinos leiteiros. Os programas foram desenvolvidos em linguagem acessível ao público-alvo e transmitidos às 6h30min e 16h30min, às segundas-feiras. Os programas foram disponibilizados também pelo canal do YouTube, plataformas de streaming Spotify e Google podcasts do grupo “Animais para Agroecologia”. Além disso, foram realizadas postagens no perfil do Instagram e Facebook do grupo, com as mesmas temáticas. A média de audiência mensal pela rádio foi de 41,2 ouvintes e de 20,6 pelo site da rádio FRATEVI. Por meio do perfil do Instagram foram alcançadas uma média de 296 contas e 174 interações com o conteúdo e pelo Facebook o alcance foi de 790 contas. Nas plataformas de streaming obteve-se em média 30 acessos. O canal do YouTube atingiu um total de 197 visualizações, sendo 71 dessas destinadas aos programas relacionados a criação agroecológica de bovinos de leite. Desta forma, com as atividades desempenhadas pelo projeto, tem-se desenvolvido experiências que vêm contribuindo para o fortalecimento da autonomia e soberania das famílias de agricultores por meio da criação de animais de base agroecológica aliados a comercialização de leite e derivados. |