"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15841

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Psicologia
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Luana Borges Scarpini de Brito
Orientador RITA DE CASSIA DE SOUZA
Título Relações entre ficção e realidade a partir de relatos vivenciais
Resumo Esta pesquisa tem por objetivo investigar se e como a literatura, o cinema, novelas e/ou jogos eletrônicos e não eletrônicos influenciam a vida de pessoas, alterando sua forma de lidar com a realidade. No campo da educação, é muito comum a preocupação com a influência familiar na vida escolar dos estudantes e é possível facilmente encontrar pesquisas que mostram o quanto estas influências podem ser positivas ou não. Por outro lado, consideramos que outras influências que podem ser até maiores que as familiares na vida dos estudantes, como os amigos, a mídia, os livros, os filmes, as novelas e séries, os jogos, os videogames e nem sempre recebem a devida atenção dos educadores, seja em sua prática cotidiana, seja nas pesquisas realizadas. Desse modo, pretendemos também discutir e refletir como e se essa possível influência, no contexto educacional, é considerada e levada em conta em discussões de diversas subáreas, como formação docente, didática, etc. Como referencial teórico, utilizamos principalmente o Construcionismo Social, perspectiva teórica da Psicologia Social, especialmente a obra “El ser relacional: más allá del yo y de la comunidad’ em que Kenneth Gergen defende a ideia de que a formação da subjetividade humana é relacional e a obra de Nancy Huston, em que ela argumenta que a caraterística que diferencia a espécie humana das demais espécies animais é a capacidade de criar histórias. Nesse sentido, o ser humano produz e ouve histórias o tempo todo, sejam consideradas reais ou não, com suas relações reais (com pessoas e objetos reais, etc) ou não reais (personagens, mundos fictícios, etc). Sendo assim, nossa pesquisa parte da hipótese de que a realidade imaginada pode influenciar significativamente a vida de uma pessoa. Sendo assim, começamos fazer uma pesquisa exploratória, descritiva, qualitativa, entrevistando online pessoas maiores de 18 anos investigando a relação destas com histórias ficcionais através de romances, filmes, jogos, desenhos e os possíveis impactos na vida real destas pessoas. Ainda não possuímos resultados finais, pois a pesquisa está em curso.
Palavras-chave Ficção, realidade, relações.
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
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