"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15834

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Letras
Setor Instituto de Ciências Humanas e Sociais - Campus Florestal
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Clara Garcia Tavares
Orientador SILVIO RODRIGO DE MOURA ROCHA
Título Práticas de letramento literário em plataformas digitais de informação e comunicação
Resumo Este projeto tem como objetivo analisar o processo de inserção de um indivíduo em uma sociedade letrada e marcada pela constante presença de meios digitais cada vez mais proeminentes. Nesse contexto, seu foco é o caráter literário da palavra, por meio de situações de leitura e produção de textos artísticos por intermédio do contato com as plataformas digitais de comunicação. Com as informações obtidas pelo estudo, o intuito é promover um debate sobre o modo como a população em questão entra em contato com a literatura e a escrita literária, atividade que exige concentração e reflexão, em um ambiente onde a alta velocidade de difusão de informações prevalece. Além disso, leva-se em consideração a pandemia atual, quando a comunicação entre pessoas, muitas vezes, predomina por meio das relações na internet. Portanto, as instituições de ensino têm a necessidade de recorrer às ferramentas disponíveis no meio on-line para promover a educação em um período emergencial de ensino. Assim, o projeto também visa esclarecer as viabilidades e inviabilidades providas por essa forma de conexão. O grupo de estudantes que foram incluídos no projeto participaram da disciplina optativa EMF 090, focada em escrita criativa, na Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (Cedaf), da Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Campus Florestal. As aulas acompanhadas pela pesquisadora abordaram variados temas que circulam no âmbito literário, como personagem, narrativa, conflito, entre outros. Foram utilizados textos referência da literatura brasileira e estrangeira para exemplificar a aplicação do conteúdo abordado. Por meio de aulas interativas entre docente e discentes, diferentes técnicas literárias foram destrinchadas, de modo a abranger contextos de produções narrativas, com o propósito de serem empregadas nas produções dos alunos. As propostas do professor variaram de acordo com o objetivo da aula, tendo os estudantes utilizado de microcontos a canções como ponto de partida inicial para suas obras. A partir dos pontos contemplados, uma nota era atribuída a cada estudante pelo docente, o que vislumbrava o resultado da aplicabilidade daqueles conceitos. Além da nota, comentários deixados pelo educador elucidaram como certas partes poderiam ser mais bem trabalhadas. Desse modo, a finalidade do estudo é observar como os jovens escritores reagem ao método de letramento literário construído pelo docente, conforme a teoria de Rildo Cosson (2006), e como o novo ambiente virtual interfere no consumo e na elaboração de literatura, a partir do conceito de letramento digital (RIBEIRO, 2021). Para isso, foi aplicado também um formulário aos alunos. Destarte, suas respostas e a análise de seus textos e dos comentários do docente, além da nota quantitativa, servirão como objeto de um artigo que proponha metodologias educacionais que estejam mais de acordo com os contextos literários e digitais contemporâneos, a partir dos resultados alcançados pelo estudo.
Palavras-chave letramento, letramento literário, literatura
Forma de apresentação..... Vídeo
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