Resumo |
Introdução: Em janeiro de 2020, a Organização Mundial da Saúde declarou surto da Covid-19, infecção causada pelo Coronavírus, caracterizando uma Emergência de Saúde Pública internacional. Em março deste mesmo ano foi decretado pandemia, e diversas medidas foram implantadas para seu controle. Diante deste cenário, o Ministério da Educação do Brasil suspendeu as aulas presenciais em todo o país, e a partir de então, as atividades presenciais nas universidades foram substituídas por atividades remotas, com utilização de tecnologias digitais. Nesse interim, a Liga Acadêmica de Oncologia da Universidade Federal de Viçosa (KARKINOS) organizou um evento remoto a fim de manter suas atividades e disseminar conhecimentos que alcançassem mais pessoas em todo o país. Objetivo: Relatar a experiência de organização e realização de um evento remoto em Oncologia em um ambiente virtual. Descrição das principais ações: As reuniões de organização do evento foram realizadas remotamente pelos integrantes da liga acadêmica, e compreendeu as seguintes etapas: definição dos temas abordados, período de realização do evento, escolha da plataforma online, busca por um site para inscrições e recebimento dos certificados, formas de divulgação e seleção dos palestrantes e comissão de apoio. O título do evento foi: II Jornada da Liga Acadêmica de Oncologia da Universidade Federal de Viçosa – Karkinos, que ocorreu entre os dias 04 e 07 de janeiro de 2021. A divulgação ocorreu pelo Instagram e Whatsapp, e os palestrantes foram pessoas com experiências na área. O evento foi transmitido pela plataforma Youtube e o site de inscrição e emissão de certificados escolhido foi o Even3. Resultados alcançados: Os temas do evento foram: Aspectos culturais e morais tangenciando cuidados paliativos: entender para cuidar bem, Dualidade do the end curativo, Doença mental: bastidores do adoecimento físico e Gritos que não ouvimos: o distanciamento entre o cuidado pretendido e ofertado. Foram 350 inscritos, entre os quais estavam profissionais e estudantes de Nutrição, Enfermagem, Medicina e Psicologia, e ainda cuidadores e pacientes, com média diária de 120 participantes. O chat foi uma ferramenta de discussão e interação entre os participantes e palestrantes, e foi gerenciado por membros da liga durante o evento. A modalidade do evento remoto gerou a possibilidade de alcançarmos pessoas de diferentes lugares do Brasil e de outros países, como Moçambique, além de proporcionar uma maior familiarização com o ambiente virtual e suas ferramentas. Conclusão: as competências adquiridas pelos estudantes na realização do evento remoto foram: competências digitais, colaborativas, de organização e gerenciamento do processo de trabalho, liderança, comunicação e integração de saberes. Faz-se necessário que as Ligas acadêmicas se adaptem ao contexto de distanciamento social, para manutenção das suas atividades e do vínculo entre os estudantes, docentes e população em geral. |