Resumo |
Os últimos meses foram desafiadores devido à pandemia de Covid-19. Uma adaptação necessária foi a adesão ao ensino remoto, algo novo na educação. Neste trabalho, cujo tema é discorrer sobre os desafios e experiências no ensino remoto de língua inglesa, buscaremos compartilhar as experiências como bolsistas CAPES, no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Letras/Inglês. Temos como público alvo estudantes das licenciaturas, em particular, do curso de Letras, bem como professores e estudantes da rede pública e particular de ensino. Acreditamos que este trabalho se justifica por discutir os enfrentamentos decorrentes do ensino remoto, como as dificuldades enfrentadas entre a professora e a escola e a falta de acesso à Internet para todos estudantes. Objetivamos (i) compartilhar nossas experiências como pibidianas, desde novembro de 2020, (ii) mostrar alguns desafios enfrentados pela professora e seus alunos (iii) apresentar um ponto de vista sobre os materiais didáticos disponibilizados pela Secretaria de Educação do Estado. Para registrar nossos relatos, utilizamos como metodologia anotações pessoais feitas nas reuniões semanais, interações na plataforma Google Classroom e grupo de WhatsApp e nossos relatórios de atividades mensais. Como resultados, apontamos a importância da experiência para conhecermos de maneira significativa como acontecem as aulas de língua inglesa durante a pandemia. Conhecemos as propostas do Estado de Minas Gerais para o ensino remoto (o REANP) e a criação dos Planos de Ensino Tutorados (PET). Nesses meses, analisamos criticamente o material proposto e apontamos como um ponto positivo que o uso dos PET e a forma como são trabalhados possibilitam a discussão de temas sociais relevantes. Destacamos, ainda, a preocupação da professora de o ensino remoto não atingir a todos os estudantes. Concluímos que nossa atuação no PIBID contribui para nossa formação docente, pois tomamos consciência das estratégias utilizadas pelo Estado, nos sentimos mais próximas da escola e da realidade do ensino de inglês e conhecemos novas ferramentas digitais que podem, inclusive, ser usadas, de forma adaptada, no ensino presencial. Acreditamos que esse formato não é o ideal, mas podemos afirmar que, apesar de ser pouco acessível, o ensino remoto auxiliou a manutenção do vínculo entre alunos e escola, além de nos trazer novas possibilidades de metodologia e estratégia de ensino. |