"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15805

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Karen Laíssa Marcílio Ferreira
Orientador ALVANIZE VALENTE FERNANDES FERENC
Outros membros BARBARA LIMA GIARDINI
Título A atuação de professoras na educação básica: experiências com práticas de alfabetização e letramento e suas memórias sobre seus saberes e suas aprendizagens
Resumo O presente trabalho se refere à pesquisa desenvolvida no contexto da pós-graduação. Ele se insere no escopo dos estudos sobre a formação de professores, que apresenta uma expansão das produções nas últimas décadas, fundamentando discussões no âmbito nacional e internacional, trazendo dentre outros enfoques, a perspectiva de um professor reflexivo e autor da própria prática social (PIMENTA, 2010). Tecemos discussões sobre a aprendizagem e o desenvolvimento profissional da docência, explorando os saberes (conhecimentos, competências, habilidades etc.) que os professores da educação básica se utilizam em seu trabalho diário para desempenhar suas tarefas e atingir seus objetivos (TARDIF, 2000). Nós nos detemos mais especificamente nos saberes relativos à alfabetização e letramento. Compreendemos a prática docente em uma perspectiva reflexiva, como fomentadora de aprendizagem da docência, e escola como um lócus importante dessa aprendizagem. O objetivo da pesquisa foi compreender a atuação profissional de quatro professoras, em práticas de alfabetização e letramento, nos primeiros anos da educação básica (período final da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental I). As participantes da pesquisa foram professoras formadas no curso de Pedagogia, atuantes na educação básica, em escolas da rede pública e privada da cidade de Viçosa. A pesquisa narrativa, de abordagem qualitativa, se utilizou de entrevistas como instrumento de construção dos dados da pesquisa. A escolha da entrevista narrativa ocorreu por ser esse um instrumento no qual as vozes das professoras são potencializadas. Em razão do contexto de distanciamento social, devido à pandemia do Covid-19, as entrevistas narrativas foram realizadas de forma virtual por meio da plataforma de videochamadas Google Meet. As narrativas das professoras nos permitiram o acesso a dimensões da formação como professoras alfabetizadoras e aos desafios vividos no cotidiano escolar. Elas foram instigadas a rememorar e relatar sobre seus processos de constituição como professoras e refletir sobre os saberes necessários para alfabetizar, construídos nesse contexto. As interlocuções com as professoras nos apresentou as críticas ao curso de formação que, em alguns momentos, não subsidia a prática em sala de aula; as possibilidades de articulação entre teoria e prática propiciada pelo estágio na escola particular, em uma turma de 1º ano do Ensino fundamental; a insegurança ao se deparar com a sala de aula, trazendo o questionamento sobre o “que vou fazer”; as aprendizagens profissionais, com a professora regente da turma, no contexto do estágio e uma socialização antecipatória na profissão. Espera-se, com a pesquisa, trazer reflexões sobre a docência do professor alfabetizador, sobre os saberes teóricos e práticos que a fomentam e que são necessários a seu desenvolvimento efetivo e que reverbere em aprendizagens pelos estudantes.
Palavras-chave FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO
Forma de apresentação..... Vídeo
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