"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15804

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Geografia
Setor Departamento de Geografia
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Yann Nogueira Mateus Costa
Orientador FERNANDO CONDE VEIGA
Título Programa Residência Pedagógica no ensino remoto: um relato de experiência
Resumo Esse breve relato, além de possuir sua função burocrática e documental, possui também a função de esclarecer e registrar momentos, vivências e experiências sentidos durante esse primeiro módulo do Programa. Nesses 6 (seis) primeiros meses de Programa Residência Pedagógica, eu, Yann Nogueira Mateus Costa, estudante do 5° período de Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa, estive diante de inúmeros acontecimentos ocorridos na Escola Estadual Effie Rolfs sob supervisão da preceptora Carolina Alvarenga e orientação dos professores Janete Regina de Oliveira e Fernando Conde Veiga. Trago nesse breve relato as experiências que vivi e senti nesse módulo que ocorreu de forma virtual, ficando os momentos de estudo, pesquisa, orientações e regências dependentes de tecnologias virtuais de vídeo chamadas. Os encontros entre preceptores, residentes, orientadores e alunos das escolas foram todos feitos mediados por essas tecnologias. Durante esse primeiro módulo, discussões acerca da diversidade em sala de aula, o sentir e o saber da experiência e os primeiros contatos com instrumentos de ensino foram as principais discussões feitas entre residentes, orientadores e, no meu caso, com a preceptora do Effie Rolfs, chamando atenção às discussões feitas com base nos textos de Jorge Larrosa Bondía intitulado de “Notas sobre a experiência e o saber da experiência” e da Lana Cavalcanti intitulado de “Ensinar geografia para a autonomia do pensamento: o desafio de superar dualismos pelo pensamento teórico crítico”. As regências foram realizadas conforme o andamento das matérias dos PETs (Planos de Estudos Tutorados) oferecidos pela Secretaria de Educação de Minas Gerais, entretanto, como forma de complementação, eu realizei uma regência temática sob o tema “Diplomacia Brasileira na América do Sul” com convite estendido para todos os anos do Ensino Fundamental da escola. Por fim, compreendo essa experiência relatada como fundamental para entender os problemas e os desafios da profissão diante o atual cenário em que vivemos e as possibilidades futuras. Esse relato busca atingir qualquer pessoa cujo interesse seja obter informações sobre como está sendo desenvolvido o ensino nesse momento pandêmico, em especial no que diz respeito às escolas vinculadas ao Programa Residência Pedagógico da UFV. Esse trabalho se justifica ao possuir um caráter público e de interesse coletivo, visto que a Educação é de interesse coletivo e social. Como objetivo central esse relato visa a conscientização da sociedade sobre como o ensino está sendo desenvolvido no Programa e refletir sobre o ensino remoto. O trabalho abordou como metodologia o relato de experiência, através de informações adquiridas no decorrer do Programa. Como resultado e conclusão, o trabalho entende que o ensino remoto possui uma série de questões a serem reavaliadas e repensadas, tendo em vista que esse modelo é excludente.
Palavras-chave Relato, Geografia, Ensino.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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