"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15794

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Economia Doméstica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Yuri Leandro Cupertino Silva
Orientador FERNANDA MIQUELAO RIBEIRO
Outros membros Alexandra Neri de Almeida, LILIANE FERNANDES CAIAFA DAMASCENO, Sabrina Coelho Lopes
Título Inclusão em tempos de pandemia: é possível?
Resumo Durante esse período atípico de pandemia, o ensino remoto provocou nos professores e famílias muitas limitações e incertezas de como proporcionar o ensino de qualidade aos bebês e às crianças, principalmente para aquelas com deficiência. O seguinte texto versa sobre um relato de experiência das ações de dois estudantes de Licenciatura em Educação Infantil, monitores do Programa de Inclusão dos Laboratórios de Desenvolvimento Infantil- LDI e Desenvolvimento Humano- LDH da UFV, que foram desenvolvidas remotamente com crianças da sala 5 durante o Período Especial Remoto 2. Nesta sala são atendidas 20 crianças de 5 e 6 anos, sendo 2 com deficiência. Nesse contexto de distanciamento social, foram feitos planejamentos semanais junto às professoras (regente e auxiliar), em que buscamos refletir e pensar coletivamente para selecionar atividades que trazem uma prática realmente inclusiva. Tivemos como objetivo proporcionar um ambiente, mesmo que remoto, de novidades, inclusivo e acolhedor para todas as crianças. Para colocarmos em prática nosso trabalho, acompanhamos e auxiliamos o desenvolvimento das atividades com as crianças por meio de encontros síncronos, individuais e coletivos, que aconteceram 3 vezes na semana, e também encontros assíncronos por meio da plataforma Google Classroom. Nessa plataforma, são disponibilizadas sugestões de atividades para que as famílias tenham acesso, exercendo um papel fundamental nessa interação. Elas são o nosso elo entre as crianças, ajudando-as antecipadamente na separação de recursos para determinadas atividades, cooperando com a sua educação e contribuindo para que elas tenham contato com novas experiências. Mesmo estando longe da instituição, percebemos que todas as crianças se sentiram acolhidas e incluídas nas atividades. As experiências das atividades construídas de forma reflexiva, possibilitam seu desenvolvimento de forma integral e construtiva. A interação família- escola foi de suma importância na realização deste trabalho, uma vez que os retornos das famílias contribuíram e orientaram nas propostas a serem lançadas nos planejamentos, reforçando os pontos positivos e impulsionando a equipe uma constante avaliação do trabalho e uma busca por atividades e ações cada vez mais inclusivas. Dessa forma é possível responder ao questionamento: Inclusão em tempos de pandemia, é possível? Com base nas experiências enquanto monitores do Programa de Inclusão, por meio das estratégias adotadas desde o primeiro contato com a equipe docente da sala no planejamento das atividades, com as famílias e no acompanhamento das crianças podemos dizer que sim, é possível. Além disso, como estudantes, a experiência da monitoria tem sido muito benéfico, pois nos permite conciliar teoria e prática, proporcionando oportunidades para ampliar a nossa formação.
Palavras-chave Educação Infantil, Ensino remoto, Inclusão
Forma de apresentação..... Vídeo
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