"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15790

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Marcela de Oliveira Brahim Cortez
Orientador EMERICH MICHEL DE SOUSA
Outros membros ADENILSON ABRANCHES MONTEIRO, APARECIDA DE FATIMA ANDRADE DA SILVA, Emily Pacheco Squizzatto, Gabriel Egídio de Souza
Título O método “estudos de caso no ensino de química”: o desenvolvimento de conteúdos para a terceira série do ensino médio de uma escola pública federal.
Resumo O Programa de Residência Pedagógica, articulado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), faz parte da Política Nacional de Formação de Professores e tem como objetivo inserir os alunos dos cursos de licenciatura no ambiente escolar para que os mesmos possam aperfeiçoar a prática docente. Na Universidade Federal de Viçosa (UFV), campus Viçosa, o programa teve início em 2020, foi dividido em três módulos semestrais e estruturado com a formação de núcleos, sendo um deles multidisciplinar, envolvendo os cursos de Licenciatura em Química, Matemática e Física. No presente edital, os residentes de Química estão inseridos no Colégio de Aplicação (CAp-COLUNI/UFV), que oferece o Ensino Médio. Diante da pandemia, os residentes participaram ativamente nas atividades propostas pelos professores da escola, acompanhando o ensino remoto emergencial que foi adotado no colégio. A fim de possibilitar aos licenciandos uma compreensão maior do papel do professor em diferentes momentos, os professores e a coordenadora do núcleo os auxiliaram no desenvolvimento de uma atividade fundamentada no método PBL (Problem Based Learning), denominada Estudos de Caso no Ensino de Química, que foi aplicado na terceira série do Ensino Médio. O objetivo do trabalho é descrever essa atividade desenvolvida na escola durante o módulo II. Para iniciar a atividade, foram elaborados 16 casos, envolvendo a química orgânica, para 32 grupos de alunos. Foram distribuídos a cada grupo um estudo de caso e as demais informações sobre o desenvolvimento do trabalho foram disponibilizadas em um modelo de guia de resolução do caso, também construído pelos residentes. A forma de avaliação se deu por uma redação individual, na qual cada aluno relatou sobre o processo de elaboração da solução e suas perspectivas sobre o mesmo, e um vídeo em grupo, com duração de 5 a 10 minutos, apresentando a solução para o problema, proposta por eles. Além disso, os residentes disponibilizaram horários para atendimento com o intuito de esclarecer dúvidas que pudessem surgir e ajudar os discentes. Vale ressaltar que diversas atividades presentes nesse modelo de trabalho foram flexibilizadas, pois todos reconheceram o cenário atual da pandemia junto às limitações do ensino remoto. Ao final dessa atividade, percebeu-se a importância dessa metodologia aplicada em sala de aula, por meio das redações dos alunos, pois nelas, os mesmos relataram positivamente a experiência, além de se empenharam bastante na elaboração das resoluções dos casos. O desenvolvimento dessa metodologia trouxe à sala de aula uma nova forma de construir o conhecimento em que o aluno está na posição central dessa construção, pois é ele quem deve criar uma solução para um problema vivenciado no dia a dia, tomar decisões e aplicar os conteúdos estudados em sala de aula no seu cotidiano. Por fim, vale ressaltar que este trabalho proporcionou aprendizados enriquecedores que contribuíram para a formação docente dos residentes.
Palavras-chave Residência Pedagógica, Ensino de Química, Estudo de Caso.
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
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