Outros membros |
Ana Marcia Tresinari Xavier, CARLOS EDUARDO MAGALHAES DOS SANTOS, Felipe Yuji Shimada, Fernanda Maria Vitor França Costa, Luiza Bender, Matheus Matos de Paiva, SEBASTIAN GIRALDO MONTOYA, Willian Andrey Bicalho Busatte |
Resumo |
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Fruticultura da Universidade Federal de Viçosa (GEPFRUT-UFV) possui como objetivo a discussão e difusão de conhecimentos e tecnologias relacionados à fruticultura, através da realização de palestras, minicursos e visitas técnicas. O grupo é formado por estudantes da graduação de agronomia e professores do setor de fruticultura do Departamento de Agronomia da UFV. Com a atual situação de pandemia, o grupo iniciou o projeto de realização de seminários online, os webinários. Através destes é possível criar ambientes virtuais de discussão e divulgação de estudos associados ao tema da fruticultura nos ambientes nacionais e internacionais, envolvendo a comunidade acadêmica das universidades brasileiras e profissionais da área. As transmissões são feitas ao vivo via canal do Youtube do GEPFRUT-UFV, por meio da plataforma StreamYard. A divulgação é realizada por meio das mídias sociais do grupo. Para a compreensão da dimensão dos 17 webinários como fonte de divulgação científica, foi considerada a repercussão em duas mídias sociais, Youtube e Instagram, no período de maio de 2020 a julho de 2021. Em relação aos dados do Youtube, o número de visualizações chegou a 6.895, com um tempo de exibição de 1.985 horas e 70.035 impressões (número de vezes que a postagem foi vista na aba de recomendações ou de pesquisa). A maior representatividade foi entre pessoas de 25 a 35 anos, com 55,3% de acessos e posteriormente o de 18 a 24 anos com 35%, sendo que 65,9% de todos os telespectadores pertencem ao gênero masculino. A conectividade apresentou 56,75% de acessos por dispositivos móveis, mostrando a importância destes como recurso pedagógico por sua alta acessibilidade. Os dados do Instagram para as postagens relacionadas aos webinários alcançaram somadas cerca de 19.207 contas (1.011 por post, em média), das quais cerca de 11% não eram de seguidores da página. A publicação que mais obteve impressões "fora da bolha” também foi o evento com o maior alcance, a postagem "Agentes polinizadores na fruticultura: curiosidades que vão além da produtividade" obtendo 1.479 impressões registradas, 30% sendo de não seguidores. Foram registradas 517 de interações (ações executadas a partir da visualização), com cinco postagens atingindo o topo de 42 interações e uma média de 27 interações por postagem. Em relação à curtidas, obteve-se um total de 1.554, sendo a “Raleio de Frutos e Poda Pós-colheita em Pessegueiros Cultivados em Clima Tropical” como a principal, atingindo 120 curtidas e obtendo uma média de 82 curtidas por publicação. Somam-se 121 novas contas que começaram a nos seguir após as publicações. Pelo fato dos webinários abrangerem temas diversificados envolvendo a pesquisa, ensino e extensão, foi possível atingir um público de diversos elos da cadeia produtiva, além de estudantes e pesquisadores de todo o Brasil, fato esse que auxilia a ampliação e a democratização de informações e debates nos temas vinculados à fruticultura. |