"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15764

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa PET
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Lucas da Silva Costa
Orientador CRISTIANE APARECIDA BAQUIM
Outros membros Isabela Lima Bueno, Janaína Torres Lopes, Thamiris Cristina Gomes
Título Os 50 anos do curso de Pedagogia da UFV.
Resumo O Programa de Educação Tutorial (PET) Educação, vinculado ao curso de Pedagogia da Universidade Federal de Viçosa (UFV), apresenta alguns resultados da pesquisa sobre os 50 anos do curso de Pedagogia, desenvolvida em parceria com o Departamento de Educação (DPE). O trabalho terá como objetivo apresentar os momentos de desenvolvimento da pesquisa, bem como os resultados parciais alcançados até o momento. A apresentação será realizada em três momentos, sendo eles: (a) Introdução; (b) Objetivos gerais e específicos da pesquisa e; (c) Resultados parciais do trabalho. A pesquisa surgiu do interesse de colaborar com as comemorações relativas aos 50 anos do curso de Pedagogia, no ano de 2021, e também como atendimento à política de gestão dos grupos PET, pois estes devem desenvolver pesquisas a fim de contribuir para a elevação da qualidade de formação dos estudantes do curso. A pesquisa tem como objetivo geral compreender os caminhos profissionais de estudantes egressos e servidores (docentes e técnicos) do departamento de educação da UFV, visando evidenciar, por meio da história oral, como o curso se desenvolveu ao longo desses anos. Como objetivos específicos, temos: Elaborar um documentário e um livro em comemoração ao jubileu de ouro do curso; Analisar a legislação e documentação pertinente a cada período em que o curso passou por mudanças curriculares ao longo dos 50 anos; Participar das atividades comemorativas organizadas conjuntamente com a coordenação do curso. A metodologia consiste no levantamento de dados com os egressos e servidores, por meio da aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas, que estão sendo analisados de acordo com a abordagem da história oral. Também estão sendo coletados documentos e fotografias para compor o acervo histórico do curso. Os documentos nacionais e locais orientadores do projeto pedagógico do curso ao longo dos anos estão sendo analisados para traçar uma linha do tempo que reflita a história local, com base na dinâmica da política nacional formulada para este curso de formação docente. Os resultados parciais que serão apresentados se referem às entrevistas realizadas com os sujeitos da pesquisa, muito ricas e significativas em suas abordagens, bem como a apresentação de outros aspectos de caráter qualitativo e quantitativo.
Palavras-chave História, Pedagogia, Formação docente.
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,63 segundos.