"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15761

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Análise
Setor Departamento de Economia Rural
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Hans Dohry Cornélio da Silva
Orientador AZIZ GALVAO DA SILVA JUNIOR
Outros membros Gabriel Rodrigues de Oliveira e Silva, Giovanna Lyssa Lacerda Costa, Guilherme Barbosa de Oliveira, Tálisson José Semler
Título Potencial da Análise de Rede Social para Difusão de Tecnologia na Agricultura do Mato Grosso
Resumo No estado do Mato Grosso, o Agrihub é uma iniciativa da Federação da Agricultura e Pecuária (FAMATO) que tem como objetivo promover o ajuste de tecnologias inovadoras e a conexão dos produtores rurais com empresas e entre os próprios produtores. Produtores inovadores desempenham papel de validadores de tecnologias e, consequentemente, podem influenciar a decisão de outros produtores. Neste contexto, foi criada a Rede de Fazendas Alfa, constituída de produtores considerados inovadores dentro do Sistema FAMATO. Um trabalho de extensão desenvolvido pela equipe AgroPlus da UFV avaliou a relevância e o potencial da aplicação da metodologia de Análise de Redes Sociais (Social Network Analysis: SNA) na disseminação e adoção de tecnologias na rede de Fazendas Alfa/Agrihub. O estudo mensurou indicadores quantitativos relacionados à estrutura da rede de relacionamentos e ao papel de cada produtor na disseminação de informações, com base em dados de um questionário aplicado pela FAMATO.

Os resultados da SNA permitiram avaliar a importância das conexões entre os produtores, através de indicadores de rede e da importância relativa de cada produtor. A rede é composta por 49 produtores, 24 conectados à rede principal e 15 não conectados à rede. A densidade da rede é 3,5% do total de conexões possíveis. Cada produtor, em média, está conectado a 1,958 outros produtores. O diâmetro da rede, definido como a maior distância entre produtores conectados, foi de 6 passos. Foram identificados 5 agrupamentos (cluster) que incluem 28 produtores, sendo que os restantes 21 não participam de nenhum agrupamento principal ou estão ligados a somente outro produtor. As análises individuais mostraram características importantes dos produtores. Três produtores, indicados com os códigos RCI, AFP e EZU desempenham papel chave na Rede de Fazendas Alfa. O produtor RCI tem 12,7% do grau de popularidade da rede (degree), 17,5% do total do índice referência para outros produtores (indegree) e desempenha 24,2% do papel de intermediário (betweenness) em toda a rede. O produtor ADP tem 7,9% do grau de acesso a outros produtores e 9,4% do índice que mede a capacidade de difundir informações com rapidez (closeness). Entre os indicadores calculados, o produtor EZU têm o maior grau de influência com índice 26,3% (eigenvector), pois está conectado a produtores também muito bem conectados.

A análise dos indicadores de rede e indicadores de centralidade dos nós demonstrou que a metodologia SNA pode ser um instrumento altamente útil para a difusão de tecnologias. Os resultados demonstraram também que é necessário implementar medidas para aumentar a densidade da rede e incluir produtores dispersos. A identificação e quantificação de produtores chave, considerando diferentes atributos, é um instrumento valioso para aumentar a eficácia e eficiência de ações para difusão e adoção de tecnologias e consequentemente contribuir para o aumento da competividade da agricultura no Mato Grosso.
Palavras-chave Análise de redes, Tecnologia, Agriculltura
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,67 segundos.