"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15757

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Agronomia
Setor Departamento de Agronomia
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Theo Del Monaco Peron
Orientador MATEUS PEREIRA GONZATTO
Outros membros Fernando Parma Júnior, Gabriel Berude Alves, Hiago Luiz Andrade de Pinho, Mirelle Oliveira Braz, Vinicius Pereira Cunha, Walter Shigueru Alimura
Título Frutas que todo brasileiro deveria conhecer: as redes sociais como meio didático para difundir e construir o conhecimento sobre a fruticultura genuinamente nacional.
Resumo O Brasil é um dos países com a maior biodiversidade do mundo. Porém, das 20 frutas mais consumidas pela população nacional, somente 2 são nativas. Conhecer as frutíferas nativas é de grande importância para se valorizar plantas dos biomas nacionais. Por isso, este trabalho tem como objetivo se fazer conhecer e divulgar diferentes frutas nativas do Brasil por meio da criação de conteúdo digital disponibilizado e reproduzido via Instagram. Ao criar os conteúdos, os membros do GEPFRUT foram instigados a pesquisar aspectos agronômicos, socioculturais e botânicos de frutas não comercializadas, mas que constituem a flora brasileira. Assim, o projeto objetivou não só levar informações ao público, mas também despertar o interesse de estudantes de agronomia por frutas nativas. O trabalho foi realizado pelos membros do grupo, que passaram por uma capacitação técnica de como produzir as publicações, em seguida, levantaram informações sobre as frutas escolhidas. Para cada fruta foi pedido: nome científico, local de origem, informações nutricionais, como realizar o plantio, quais pragas e doenças acometem a cultura e noções socioculturais e econômicas das frutas nativas mais conhecidas, tais como o cupuaçu. As pesquisas foram expostas de maneira sucinta e com uma linguagem acessível a todos. Para promover as publicações e interagir com o público, realizaram-se ações via stories do Instagram, em que se perguntou quais frutas nativas brasileiras os seguidores achavam que todo brasileiro deveria conhecer. Tal ação rendeu muitas respostas e algumas se tratavam de frutas que não eram originalmente brasileiras. O que demonstrou a não popularidade de frutíferas nativas. Outra ação realizada foi a pesquisa via enquete também por stories, em que se colocou fotos de frutas nativas com seu nome para que o público votasse se conhecia a frutífera, a conclusão foi de que a maioria das frutas eram desconhecidas por mais de 50% dos votantes. Após as pesquisas e elaboração das artes, obteve-se a produção de cinco publicações, cada uma sobre uma frutífera nativa de um bioma nacional. Segundo o levantamento de dados produzido e reportado pelo Instagram, a média de interações com o público foi de 111,8 curtidas; 31,8 compartilhamentos e 11,8 comentários por publicação. Além disso, o conteúdo alcançou em média 978,2 contas por publicação, o que representa cerca de 44% dos seguidores. Baseando-se nos comentários das postagens, observou-se que o público desconhecia a maioria das frutas ali divulgadas, logo, obteve-se um resultado satisfatório, uma vez que neles continham feedbacks que estão relacionados diretamente com o objetivo do projeto de difundir o conhecimento acerca de frutíferas nativas. O GEPFRUT pretende continuar a produção de informações rápidas e seguras, com linguagem simples e direta para se fazer conhecer e estimular a pesquisa, o plantio consciente e a preservação de frutas nativas da flora brasileira.
Palavras-chave frutas nativas, redes sociais, divulgação
Forma de apresentação..... Vídeo
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