Resumo |
Mediante à realidade moderna na qual os direitos humanos, e mais especificamente das minorias, estão sendo cada dia mais reivindicados, faz-se importante reafirmar as vozes femininas da literatura contemporânea. Esta apresentação analisa os contos “Réplica”, “Os casamenteiros” e “A historiadora Obstinada” da obra No seu pescoço (2017), de Chimamada Ngozi Adichie, para investigar como as personagens femininas moldam suas subjetividades, agindo por meio de atos de resistência. Sob esse viés, este trabalho visa discutir sobre a temática da maternidade, uma vez que temos o intuito de entender como as protagonistas irão construir as suas subjetividades a partir dela. Nos três contos analisados, a autora nigeriana retrata diferentes aspectos de maternidade presentes em matrimônios marcados pela cultura patriarcal que influencia diretamente as personagens femininas. Dessa forma, tratamos, primeiramente, do conceito de maternidade e suas peculiaridades no que se refere às experiências de mulheres negras. Em seguida, abordamos a maternidade dentro do conto “Réplica”, o qual narra a história de Nkem e Obiora, um casal que decide criar os filhos nos Estados Unidos. Depois, analisamos o conto “Os Casamenteiros”, que relata, do ponto de vista da personagem principal, Chinaza (Aghata), seu casamento com Ofodile (Michel), o “marido perfeito” escolhido pelos seus tios. E, por fim, temos “A historiadora Obstinada”, cuja história tem como casal central Nwamgba e Obierika, que apesar de acreditarem que o romance havia sido predestinado, ainda assim precisaram da aprovação dos seus familiares para que pudessem consagrar o matrimônio. Nessa perspectiva, foram analisadas as relações materno-filiais, as instituições patriarcais, o lugar atribuído à mulher e as relações de poder impostas nas narrativas, entre outros. Para tanto, iremos nos debruçar sobre a crítica literária feminista a partir de Ribeiro (2018; 2019), Beauvoir (1980), Badinter (1985; 1993), Collins (1990), Davis (2016), Davies (1994), Hooks (1990; 2019), Joseph (1981), Lima (2017), Fontes de Oliveira (2015), Rich (1986), Stevens (2005) e Woertman (1993). |