"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15746

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Mariana Bueno Reis
Orientador TAMIRES CRISTINA DE ALMEIDA SANTOS
Outros membros Lucas de Souza Barbosa, MARCILIA DE SOUSA SILVA, Nicoly Gabriely Ferreira Goncalves, Vanessa Luiza Oliveira Silva
Título O desenvolvimento do Programa Residência Pedagógica na escola municipal Dercy Alves Ribeiro
Resumo No ano de 2018 iniciou-se o Programa Residência Pedagógica. Incorporando núcleos de ensino superior em cursos de licenciatura de universidades públicas e privadas. Com o propósito de ampliar a experiência dos universitários para prática propriamente dita (CAPES, 2018). Segundo autores o programa Residência Pedagógica teve como base alguns pontos de um programa parecido com suas propostas, o Residência Médica onde futuro médicos passam por uma iniciação do seu ambiente real de trabalho antes de ser considerados Profissionais formados.
O Programa Residência Pedagógica (PRP) vem com o intuito de experiência no campo antes dos estudantes entrarem no mercado de trabalho. Esse estudo tem como objetivo demostrar como as atividades entre o residente e receptor da escola acontece e residente-escola. Para começo o PRP promove a imersão do licenciando na escola de educação básica a partir da segunda metade de seu curso, o tempo de duração é de 18 messes, podendo ser bolsista ou voluntario. O PRP é dividido por núcleos, o núcleo a qual o estudo se refere é a licenciatura de educação física da Universidade Federal de Viçosa- campus florestal. Após o ingresso no programa, os bolsistas e voluntários foram divididos em três escolas, a cada seis messes acontece a troca de escola entre os residentes até que todos consigam passar pelas três. Sendo assim, os residentes foram separados em grupos, sendo que cada grupo foi designado a cumprir a residência em uma escola especifica. O grupo em qual fomos selecionados foi encaminhado para a Escola Municipal Dercy Alves Ribeiro (EMDAR), situada na cidade Florestal em Minas Gerais. Nossos encontros aconteceram através do Google Meet, atividades foram feitas no Classrom e o aplicativo WhatsApp também foi utilizado para troca de mensagens entre a receptora da escola e os residentes. As aulas na escola municipal Dercy Alves Ribeiro aconteceram remotamente, de forma virtual, sendo que é para os alunos de 1° ao 5° ano do ensino fundamental. Assim foram realizadas aulas virtuais e o Plano de Estudo Tutorado (PET). O PET é atividades que serão feitas pelas professoras da escola em conjunto com os residentes, como tema foi escolhido higiene e alimentação saudável. Com a final do PET, finalizamos o nosso primeiro período no programa residência pedagógica.
Palavras-chave Programa Residencia Pedagogica, EMDAR, PET.
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,65 segundos.