ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Ensino |
Área de conhecimento |
Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática |
Educação |
Setor |
Departamento de Educação Física |
Bolsa |
Outros |
Conclusão de bolsa |
Não |
Apoio financeiro |
CAPES |
Primeiro autor |
Mariana Bueno Reis |
Orientador |
TAMIRES CRISTINA DE ALMEIDA SANTOS |
Outros membros |
Lucas de Souza Barbosa, MARCILIA DE SOUSA SILVA, Nicoly Gabriely Ferreira Goncalves, Vanessa Luiza Oliveira Silva |
Título |
O desenvolvimento do Programa Residência Pedagógica na escola municipal Dercy Alves Ribeiro |
Resumo |
No ano de 2018 iniciou-se o Programa Residência Pedagógica. Incorporando núcleos de ensino superior em cursos de licenciatura de universidades públicas e privadas. Com o propósito de ampliar a experiência dos universitários para prática propriamente dita (CAPES, 2018). Segundo autores o programa Residência Pedagógica teve como base alguns pontos de um programa parecido com suas propostas, o Residência Médica onde futuro médicos passam por uma iniciação do seu ambiente real de trabalho antes de ser considerados Profissionais formados. O Programa Residência Pedagógica (PRP) vem com o intuito de experiência no campo antes dos estudantes entrarem no mercado de trabalho. Esse estudo tem como objetivo demostrar como as atividades entre o residente e receptor da escola acontece e residente-escola. Para começo o PRP promove a imersão do licenciando na escola de educação básica a partir da segunda metade de seu curso, o tempo de duração é de 18 messes, podendo ser bolsista ou voluntario. O PRP é dividido por núcleos, o núcleo a qual o estudo se refere é a licenciatura de educação física da Universidade Federal de Viçosa- campus florestal. Após o ingresso no programa, os bolsistas e voluntários foram divididos em três escolas, a cada seis messes acontece a troca de escola entre os residentes até que todos consigam passar pelas três. Sendo assim, os residentes foram separados em grupos, sendo que cada grupo foi designado a cumprir a residência em uma escola especifica. O grupo em qual fomos selecionados foi encaminhado para a Escola Municipal Dercy Alves Ribeiro (EMDAR), situada na cidade Florestal em Minas Gerais. Nossos encontros aconteceram através do Google Meet, atividades foram feitas no Classrom e o aplicativo WhatsApp também foi utilizado para troca de mensagens entre a receptora da escola e os residentes. As aulas na escola municipal Dercy Alves Ribeiro aconteceram remotamente, de forma virtual, sendo que é para os alunos de 1° ao 5° ano do ensino fundamental. Assim foram realizadas aulas virtuais e o Plano de Estudo Tutorado (PET). O PET é atividades que serão feitas pelas professoras da escola em conjunto com os residentes, como tema foi escolhido higiene e alimentação saudável. Com a final do PET, finalizamos o nosso primeiro período no programa residência pedagógica. |
Palavras-chave |
Programa Residencia Pedagogica, EMDAR, PET. |
Forma de apresentação..... |
Vídeo |