"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15739

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Marina Andressa Alves Pinheiro
Orientador APARECIDA DE FATIMA ANDRADE DA SILVA
Outros membros Wesley Clayton Primarte Aquino
Título Vivência de quatro bimestres no Programa Residência Pedagógica durante o ensino remoto.
Resumo Marina Andressa Alves Pinheiro (IC)1, Aparecida de Fátima A. da Silva (PQ)2 , Wesley Clayton Primarte Aquino (IC)3.
1,2,3 Universidade Federal de Viçosa, Viçosa/MG.
Relata-se, expondo a visão pessoal, como tem sido participar do Programa de Residência Pedagógica no terceiro e no segundo ano do Ensino Médio em um Colégio de Aplicação, o CAp-Coluni (UFV), no contexto do ensino remoto. Dois residentes iniciaram o processo de corregência em outubro de 2020. Um deles atuou somente no segundo ano do ensino médio até o momento, junho de 2021, completando quatro bimestres de experiência com essa série. O outro, atuou dois bimestres no terceiro ano e agora vivencia sua regência no segundo ano já tendo atuado nesta série em dois bimestres, portanto, ambos possuem visões diferentes sobre o contexto escolar. O objetivo é alcançar professores e estudantes dos cursos de licenciatura para compartilhar essa experiência pois acredita-se que quando se reparte vivências e aprendizados nos tornamos capazes de aprender com diferentes visões promovendo desta forma uma educação integrada, democrática e inovadora. Ao longo deste período foi desenvolvido o Diário de Bordo onde os residentes relataram suas observações durante a corregência e também as atividades realizadas no colégio. Através disso, foram formadas opiniões sobre como deve ser a interação professor/ aluno e de como querem desenvolver as aulas enquanto futuros professores. Sabe-se que a modalidade remota de ensino foi uma medida emergencial adotada no Brasil com o objetivo de diminuir os impactos da pandemia causada pelo covid-19 frente a educação, observa-se que o momento agora, é de inovação e transformação dessa modalidade de ensino para que ela ocorra da melhor forma possível. Além disso, se faz necessário consolidar os aprendizados que o ensino remoto trouxe sobre o uso das tecnologias para empregá-las na sala de aula durante o ensino presencial. Vivemos em escolas do século XXI, nestas escolas, grande parte dos estudantes possuem acesso a celular com internet e fazem uso das redes sociais. Pode-se utilizar esse hábito que está presente na vida cotidiana dos alunos para inseri-los no contexto da aprendizagem utilizando ferramentas que são de domínio e conhecimento deles. Ser residente pedagógico no período pandêmico é uma oportunidade de desenvolver novas metodologias de ensino utilizando recursos didáticos como as tecnologias digitais e os ambientes virtuais de aprendizagem, de compreender a necessidade de modificações no modelo de ensino atual, além de permitir o pensar sobre formas de contextualização e aplicabilidade prática dos objetos de estudo para os alunos como forma de possibilitar uma aprendizagem significativa para os discentes. Experimentar as atividades na escola, proporciona não só o desenvolvimento de novas habilidades do ponto de vista profissional como também, da humanidade, sensibilidade e compreensão em relação aos alunos.
Palavras-chave ensino, residência, pedagógica
Forma de apresentação..... Vídeo
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