ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática | Educação |
Setor | Colégio de Aplicação - Coluni |
Bolsa | Outros |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | CAPES |
Primeiro autor | Marina Andressa Alves Pinheiro |
Orientador | APARECIDA DE FATIMA ANDRADE DA SILVA |
Outros membros | Wesley Clayton Primarte Aquino |
Título | Vivência de quatro bimestres no Programa Residência Pedagógica durante o ensino remoto. |
Resumo | Marina Andressa Alves Pinheiro (IC)1, Aparecida de Fátima A. da Silva (PQ)2 , Wesley Clayton Primarte Aquino (IC)3. 1,2,3 Universidade Federal de Viçosa, Viçosa/MG. Relata-se, expondo a visão pessoal, como tem sido participar do Programa de Residência Pedagógica no terceiro e no segundo ano do Ensino Médio em um Colégio de Aplicação, o CAp-Coluni (UFV), no contexto do ensino remoto. Dois residentes iniciaram o processo de corregência em outubro de 2020. Um deles atuou somente no segundo ano do ensino médio até o momento, junho de 2021, completando quatro bimestres de experiência com essa série. O outro, atuou dois bimestres no terceiro ano e agora vivencia sua regência no segundo ano já tendo atuado nesta série em dois bimestres, portanto, ambos possuem visões diferentes sobre o contexto escolar. O objetivo é alcançar professores e estudantes dos cursos de licenciatura para compartilhar essa experiência pois acredita-se que quando se reparte vivências e aprendizados nos tornamos capazes de aprender com diferentes visões promovendo desta forma uma educação integrada, democrática e inovadora. Ao longo deste período foi desenvolvido o Diário de Bordo onde os residentes relataram suas observações durante a corregência e também as atividades realizadas no colégio. Através disso, foram formadas opiniões sobre como deve ser a interação professor/ aluno e de como querem desenvolver as aulas enquanto futuros professores. Sabe-se que a modalidade remota de ensino foi uma medida emergencial adotada no Brasil com o objetivo de diminuir os impactos da pandemia causada pelo covid-19 frente a educação, observa-se que o momento agora, é de inovação e transformação dessa modalidade de ensino para que ela ocorra da melhor forma possível. Além disso, se faz necessário consolidar os aprendizados que o ensino remoto trouxe sobre o uso das tecnologias para empregá-las na sala de aula durante o ensino presencial. Vivemos em escolas do século XXI, nestas escolas, grande parte dos estudantes possuem acesso a celular com internet e fazem uso das redes sociais. Pode-se utilizar esse hábito que está presente na vida cotidiana dos alunos para inseri-los no contexto da aprendizagem utilizando ferramentas que são de domínio e conhecimento deles. Ser residente pedagógico no período pandêmico é uma oportunidade de desenvolver novas metodologias de ensino utilizando recursos didáticos como as tecnologias digitais e os ambientes virtuais de aprendizagem, de compreender a necessidade de modificações no modelo de ensino atual, além de permitir o pensar sobre formas de contextualização e aplicabilidade prática dos objetos de estudo para os alunos como forma de possibilitar uma aprendizagem significativa para os discentes. Experimentar as atividades na escola, proporciona não só o desenvolvimento de novas habilidades do ponto de vista profissional como também, da humanidade, sensibilidade e compreensão em relação aos alunos. |
Palavras-chave | ensino, residência, pedagógica |
Forma de apresentação..... | Vídeo |
Link para apresentação | Vídeo |
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